Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
24 de setembro de 2010 05:12

Ciência x Tecnologia

Por Edimilson Araujo

Hoje existe aparentemente um grande espaço entre a ciência e a tecnologia , elas tem a mesma função que trazer um conforto maior para o ser humana. Mas no mundo de hoje onde muitos já nasceram com boa parte dessa parafernália em seu dia-dia fica difícil tentar dar um norte para entender um pouco de cada um desses mundos.

Primeiro vamos falar de ciências no seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando “conhecimento”) refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático, ou seja, você sempre seguira um mesmo conjunto de regras e costumes e aplicá-los a todas as situações. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico. A palavra ciência possui vários sentidos, abrangendo principalmente três acepções:

1. Saber, conhecimento de certas coisas que servem à condução da vida ou à dos negócios.

2. Conjunto dos conhecimentos adquiridos pelo estudo ou pela prática.

3. Hierarquização, organização e síntese dos conhecimentos através de princípios gerais (teorias, leis, etc.).

O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de Filósofos da Natureza e também Pré-cientistas. Nesse período a sociedade ocidental, saiu de uma forma de pensamento baseada em mitos e dogmas, para entrar no pensamento científico baseado no Ceticismo. Bom, não quero alongar muito nesses detalhes mais adiante em outros artigos vamos falar mais sobre esse assunto.

Segundo uma definição que Tecnologia (do grego ????? ? “técnica, arte, ofício” e ????? ? “estudo”) é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos. Nós temos as:

1. Tecnologias clássicas: agricultura.astronomia,,fogo,roda,escrita e etc.

2. Tecnologias avançadas: engenharia molecular, energia nuclear, Automação industrial, Nanotecnologia, Genética.

3. Tecnologias de comunicação: satélite artificial,,fotografia, vídeo, tecnologia de áudio e som e nossa amiga internet entre outras ferramentas.

Assim concluímos que a ciência e a tecnologia sempre estiveram muito próximas uma da outra. Geralmente, a ciência é o estudo da natureza rigorosamente de acordo com o método científico. A tecnologia, por sua vez, é a aplicação de tal conhecimento científico para conseguir um resultado prático. Como exemplo, a ciência pôde estudar o fluxo dos elétrons em uma corrente elétrica este conhecimento foi e continua sendo usado para a fabricação de produtos eletrônicos, tais como semicondutores, computadores e outros produtos de alta tecnologia.