Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
29 de dezembro de 2010 02:53

Tablet, netbook, iPad Help! Para o mundo eu vou descer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por Edimilson Araujo

E ainda tem uns indecisos que não sabem se são tablets ou notebooks. A questão é: será que a gente precisa de tudo isso? E qual é o melhor pra você?

Já faz tempo que o computador se libertou das amarras e dos cabos e saiu das mesas de escritórios. Primeiro veio o notebook, que cabe na mochila. Depois, o smartphone, que cabe no bolso. Daí o netbook. E agora, a sensação do momento é o tal do tablet.

O iPad é um desses fenômenos que a concorrência demora pra entender. Aliás, poucos entenderam direito e muitos compraram. Foram mais de 3 milhões em 3 meses! Mas, afinal, por que alguém precisa de um iPad?

Mas é bom ficar ligado! O iPad é uma plataforma fechada. Não tem porta USB, entrada para CD e DVD nem bateria removível. É praticamente blindado!

Por isso, não dá pra fazer upgrade na placa de vídeo ou aumentar a memória, por exemplo – o que encurta a vida útil do aparelhinho. Traduzindo em miúdos: se você ainda não tem computador, pode não ser uma boa idéia ter apenas um iPad em casa.

Que tal então um netbook? O primo pobre do notebook!

Muitas pessoas ainda não sabem o que diferencia um notebook de um netbook, pois até o nome já confunde por serem tão parecidos. Mas existem alguns detalhes que pesam na hora de decidir entre um e outro, e nós vamos citar alguns que consideramos importantes.

Podemos dizer que o netbook foi feito pra facilitar a vida de quem precisa levar um computador portátil pra lá e pra cá. Além de consumir menos energia e ter uma bateria que dura bastante, o netbook é bem mais leve, menor e mais barato que o notebook. Eles apresentam telas de 7 a 10 polegadas enquanto o notebook vem geralmente com telas de 14 polegadas pra cima.

Mas todo esse conforto e portabilidade fazem com que o netbook seja, de certa forma, “limitado”. Eles foram fabricados especialmente pra quem precisa navegar na internet e só, enquanto o notebook comparece como ferramenta de trabalho.  Você não vai conseguir editar um som, editar um vídeo, executar programas mais atuais, gravar DVD, etc, usando um netbook.

Geralmente, eles possuem processadores lentos e placas de vídeo bem simples. Um ou outro até rodam vídeos e fazem algumas atividades extras, mas com certa dificuldade. A maioria dos netbooks também deixam de lado o driver óptico, leitor e gravador de DVD e CDs, e trabalham apenas com portas USB e de conexão com internet. Já o notebook aperece com processadores de ponta, HD com capacidade gigantesca, drives de todos os tipos e etc, ou seja, se você precisa de uma máquina pra trabalhar e fazer outras coisas além de apenas entrar na internet, nem chegue perto do netbook.

O que mais importa no final das contas é saber que notebook e netbook não são a mesma coisa. São produtos diferenciados e cada um tem o seu ponto contra e a favor, fazendo com que a melhor escolha dependa da necessidade de cada consumidor.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*