Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
03 de dezembro de 2010 09:11

Mudanças: o desafio do Brasil e do brasileiro

Por Emerson Amaral

O Senado deu mais na semana passada para a aprovação de mudanças na legislação eleitoral que foram excluídas da minirreforma aprovada pelo Congresso no ano passado.

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou projeto do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) que, entre outras mudanças, estabelece regras mais duras para a realização de pesquisas eleitorais próximas às eleições

Pelo projeto, as pesquisas realizadas 30 dias antes do pleito têm que ouvir pelo menos 0,01% do eleitorado nacional o que equivale a cerca de 13 mil eleitores. A maioria das pesquisas ouve, em média, quatro mil brasileiros. A regra também vale para as eleições municipais e pode entrar em vigor em 2012 se o projeto for aprovado pelo Congresso até meados do ano que vem.

O projeto também endurece as regras para a inauguração de obras públicas durante o período eleitoral, ao ampliar para quatro meses antes do pleito a proibição para que agentes públicos realizem as inaugurações.

Outra mudança estabelece que pequenas despesas de campanha poderão ser reunidas em um único pagamento mínimo no valor de um salário mínimo, sem a necessidade de serem pagas individualmente como previsto pelo modelo atual da lei.

Outra mudança veta oficialmente a participação de “nanicos” nos debates realizados por emissoras de rádio, TV ou internet. O texto assegura apenas a participação de dois terços dos candidatos à eleição majoritária, garantida a participação daqueles filiados a partidos que tenham, pelo menos, dez deputados federais na data da eleição.

Porque mudar?

Mudar é fundamental! Eu (Emerson)já fui chamado de inquieto, ansioso, etc, e admito que sou mesmo! É justamente esta inquietude que me faz promover situações que me ajudaram a evoluir meu perfil evitando padrões e fórmulas definitivas apenas pelo medo de enfrentar riscos. Sempre admirei quem tem peito pra ser diferente, de fugir do lugar comum, de buscar apresentar uma nova experiência seja na profissão ou qualquer outro segmento.

Se você estar cansado de colher os mesmos resultados naquilo que pratica, a única maneira de transformar as coisas é mudando as ações. Mas para isso terá que se submeter a riscos, no mínimo, programados e abandonar seus paradigmas que lhe acorrentam a uma realidade que você mesmo reclama.

Não devemos buscar a perfeição, devemos buscar originalidades. Para isso é necessário fazer algo que nos faça diferente de tudo e de todos, que nós faça únicos, especiais, desde que seja feito com absoluta responsabilidade. Lembre-se que as revoluções experimentadas pelo mundo não foram fruto do acaso ou de mera voluntariedade. Foi necessário alguém tomar decisões surpreendentes que, em primeiro plano, chocaram, mas depois estabeleceram o que chamamos de futuro.

Aprendendo á viver?

Não há maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa, dia após dia, e esperar resultados diferentes. (Albert Einstein)

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*