Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
27 de dezembro de 2010 12:42

Entenda as doenças classificadas como zoonoses

Por Marcos Nogueira

Hoje escolhi um tema para abordar de extrema importância a saúde publica. As doenças classificadas como zoonoses. Esta palavra tem origem do grego, Zoo significa animal e nosos significa doença. Atualmente definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doenças que a cometem naturalmente os seres humanos e animais vertebrados.

Admite-se que as zoonoses ocorram desde os tempos pré-históricos da humanidade, no entanto, acredita-se que foi apartir do ano oito mil antes de Cristo que as condições favoráveis para a transmissão de agentes de doenças transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos se iniciaram, com a estruturação da agricultura, a domesticação dos animais e o início da vida urbana organizada em aldeias.

Mas por que estas doenças são tão importantes. Vários motivos chamam a atenção para o controle de agravos que tem em seu ciclo de transmissão o envolvimento de animais. Nos últimos anos a Gripe aviária e a Gripe suína assustaram a comunidade científica com a possibilidade da ocorrência de Pandemias. Segundo a OMS é quase duzentos o número de doenças tidas como zoonoses, algumas delas com alta taxa de morbidade (pessoas que adoecem) ou mortalidade (pessoas que morrem). Outras são doenças emergentes, ou seja, estão em franca expansão e outras são reemergentes, estão retornando.

Em nosso município existem várias zoonoses de importância a saúde pública, dentre elas as que se destacam são Dengue, Raiva, Leishmaniose Visceral também conhecido como Calazar, Esquistossomose e Leptospirose.

A transmissão das zoonoses pode ocorrer através de várias vias, dentre elas se destacam a transmissão direta (Um hospedeiro vertebrado infectado transmite o parasita a outro hospedeiro vertebrado suscetível através do contato direto Ex: Raiva, Sarna) e a transmissão indireta pode ocorrer através de alimentos, secreções ou de artrópodes( ex: Brucelose, Leptospirose, Dengue,Leishmaniose)

Entre as diversas razões que têm contribuído para o aumento da incidência dessas enfermidades, devemos incluir as alterações climáticas, a degradação ambiental, os grandes contingentes da população vivendo em condições precárias e expostos a  grande número de agentes de agravos transmissíveis devido as pobres condições de moradia e esgotamento sanitário.

O controle destas doenças desponta como um dos maiores desafios da saúde publica. A continuidade das ações de controle desenvolvidas pelas esferas de governo associada a melhoria das condições de vida da população (Coleta de lixo, esgotamento sanitário, moradia, água potável) além da educação e mobilização social são imprescindíveis para obtenção de resultados satisfatórios.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*