Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
02 de novembro de 2010 21:36

Cerimônia de formatura é realizada na Câmara Municipal de Camaçari

A conquista de um sonho é concretizado na colação de grau.

Por Fabiane Santos
 
Foto: Fabiane Santos.  

A turma de Letras com Espanhol da Universidade do Tocantins, colou grau na sexta-feira (29), na Câmara Municipal de Camaçari. Para patrono os formandos escolheram o secretário de Administração do Município de Camaçari, Ademar Delgado e Marcio Neves, coordenador da Universidade Aberta do Brasil, para paraninfo. Com o diploma nas mãos, os 17 universitários realizaram seu grande sonho.

A Universidade do Tocantins já tem 20 anos no mercado e já formou mais de 34 mil alunos em graduação e quatro mil em pós-graduação. Aqui em Camaçari a metodologia de ensino é EAD (Ensino à Distância), com aulas apresentadas uma vez por semana, por uma tutora que auxilia e tira as dúvidas. O curso que iniciou no primeiro semestre de 2007 teve três anos e meio de duração.

Para compor a mesa da cerimônia foram convidados o patrono, o paraninfo, o secretário de Educação, Walter Lima, o representante do reitor, Aldo Costa Santos e a coordenadora do Polo Camaçari, Maria das Graças Costa Santos.

A cerimônia foi toda organizada pela própria turma através de uma comissão de alunas. Soraia Felzemburgh, 47 anos, uma das alunas que fez parte desta comissão, comentou um pouco sobre como foi à turma durante o curso. “A turma era bem animada e criativa. Passamos muitos momentos juntas. No final de cada ano fazíamos o amigo secreto. Esse era um dos nossos momentos de descontração”, disse Soraia.

Para decoração as cores escolhida foram lilás e branco. Para os homens gravata lilás e as mulheres vestido longo na mesma cor. Cada uma com um modelo diferente, mas o charme não faltou. Na abertura da cerimônia o nome de cada um era chamado, que organizadamente iam se acomodando nos seus lugares.

Na entrega dos diplomas os cerimonialistas foram dois alunos da turma, Larrubia Silva e Paulo Cesar. A cada nome, parentes e amigos vinham entregar o canudo e colocar o capelo sobre a cabeça de cada formando, oficializando assim a colação de grau. Um momento de muita emoção para todos.

Norma Maria, 55 anos, estava radiante de tanta felicidade. “Essa é a minha primeira faculdade, apesar de já ser formada em magistério. É um sonho que se realiza profissionalmente. Eu já trabalho na área de educação e posso dizer que esse é mais um passo que estou dando na minha carreira”, comentou.

Larrubia da Silva, 51 anos, também estava emocionada e agradeceu muito a Deus e a todos que lhe ajudaram. “A emoção de hoje é de uma conquista maravilhosa. É como se eu estivesse pronta para me casar. Com aquele frio na barriga. Agradeço primeiramente a Deus, depois aos meus pais por que foi muita batalha e sofrimento para chegar até aqui”.

Quando acabou a cerimônia, começou a festa. Parentes, amigos e convidados foram recepcionado ao som de música ao vivo. Bolo, doces e refrigerante para brindar esse grande dia. Larrubia e Norma preferiram fazer uma recepção à parte. No salão de eventos da Loja Maçônica Estrela Polar da Fraternidade, receberam mais de 70 amigos. Foram prestigiadas com a presença do venerável mestre de Camaçari, Odilon Montenegro e a presença de empresários. A festa durou até às 2h da madrugada, com muita música.

 

Momento de fazer o juramento.

Foto: Fabiane Santos.

 

 

 

Formandas entrando para dar início a cerimônia.

Foto: Fabaiane Santos.

 
 
Foto: Fabiane Santos.  
 
Foto: Fabiane Santos.  
 
Foto: Fabiane Santos.  

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*