Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
15 de outubro de 2010 10:27

MF Jatobá ganha o Baiano Absoluto de Xadrez pela 9ª vez

A etapa final valeu pontos para a Confederação Brasileira de Xadrez.

Por Editor
 
Foto: Ascom/FBX.  

O Mestre Fide Paulo Jatobá sagrou-se campeão baiano de xadrez de 2010, com seis vitórias e apenas um empate na disputa da etapa final do Campeonato Baiano Absoluto, realizada no último final de semana em Salvador. Com o resultado, ele conquistou seu nono título estadual, após quatro anos sem chegar ao título máximo.

Uma boa novidade deste ano foi a forte participação do interior baiano entre os primeiros colocados, uma vez que o vice campeão foi Rômulo Aguiar, de Vitória da Conquista, e a terceira posição ficou com Hebert Oliveira, de Senhor do Bonfim, ambos com cinco pontos.

A competição, promovida e organizada pela Federação Bahiana de Xadrez, contou com o apoio da VI Região Militar, que cedeu as instalações do Hotel de Trânsito do Exército, na Pituba, para abrigar as partidas. Participaram da participação 33 enxadristas – entre os quais uma representante do sexo feminino, Denise Oliveira, de Senhor do Bonfim – selecionados em etapas semifinais regionais, o que aumentou e deu mais qualidade à participação do interior na disputa pelo título máximo do xadrez estadual.

Como campeão, Paulo Jatobá conquistou uma vaga na fase semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez, que será disputada em Recife (PE) entre 29 de outubro e 2 de novembro.

A final teve como supervisor de arbitragem o árbitro internacional Mauro Amaral e como árbitro principal o AR Wilter Pereira, auxiliado pelos árbitros Jorge Labussiére, Gilberto Silva e Gileno Amaral.

A etapa final do Campeonato Baiano Absoluto valeu pontos para os ratings da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (Fide), o que valoriza ainda mais os resultados obtidos por todos os participantes.

Fonte: Ascom/FBX

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*