Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
22 de dezembro de 2010 00:17

Diretrizes serão transformadas em políticas públicas para agropecuária

“Vocês querem o desenvolvimento da agropecuária e o governo também”

Por Editor

“Vocês querem o desenvolvimento da agropecuária e o governo também. O trabalho não acabou com a elaboração deste plano. Temos 20 anos pela frente e teremos que pensar mais para cumprir o desejo de vocês contido neste documento”.

A afirmação é da secretária da Casa Civil da Bahia, Eva Chiavon, ao receber na manhã da terça-feira (21), das mãos do secretário da Agricultura, Eduardo Salles o Planejamento Estratégico para a Agropecuária Baiana nos Próximos 20 Anos.

A secretária afirmou ainda que “o governo recepciona as diretrizes e vai transformá-las em políticas públicas, que serão inseridas no PAA”. A secretaria participou ainda da entrega dos prêmios aos produtores eleitos ‘destaques de 2010’, e aos alunos vencedores do concurso de redação “Segurança alimentar, de onde vem o alimento que chega às nossas mesas”.

Avanço do estado – Representando o governador Jaques Wagner, Eva Chiavon participou do evento organizado pela Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), realizado no Hotel Pestana, em Salvador, com a participação de mais de 800 membros das 20 câmaras setoriais consideradas prioritárias, responsáveis pela elaboração do planejamento.

“As câmaras nos entregaram o documento “Estratégias para a Agropecuária Baiana”, fazendo o diagnóstico dos gargalos, das potencialidades e oportunidades. Estas informações serviram como base para a formatação do planejamento estratégico, que concluímos com a participação da Uneb”, explicou o secretário Eduardo Salles.

De acordo com Eva Chiavon, “o resultado desse trabalho é importante porque nos dá um norte. O governo não tem dúvidas da importância estratégica da agropecuária para o avanço do nosso Estado”.

Para Eduardo Salles, um dos aspectos mais importantes do planejamento “é que se trata de um plano organizado por mais 800 pessoas, representantes dos pequenos, médios e grandes produtores, da agroindústria, dos movimentos sociais e dos representantes dos territórios, enfim, um documento organizado pela sociedade civil organizada”.

Ele enfatizou que o planejamento estratégico cria condições para o desenvolvimento da agropecuária, focalizando questões como assistência técnica, crédito assistido, capacitação, pesquisa, defesa agropecuária, infraestrutura e logística, comercialização e agroindustrialização, dentre outras.

De acordo com Luiz Alberto Pititinga, presidente do Desenbahia, a Seagri realizou um trabalho importante, e o planejamento estratégico terá um papel fundamental para as instituições financeiras, à medida em que elas terão acesso ao mapeamento das atividades executadas por cada segmento, e vão poder avaliar os empreendimentos que precisam de investimentos.

Premiadas – Rebeca Cergueira, de 10 anos, aluna do Colégio Municipal Parque São Cristóvão, é a grande vencedora do concurso de redação “Segurança alimentar, de onde vem o alimento que chega às nossas mesas”, promovido pela Seagri/Adab, com apoio do Sindcarnes, durante a Fenagro 2010.

Ela recebeu das mãos do secretário de Agricultura Eduardo Salles o certificado de ganhadora do concurso e fez jús a um computador. Gabriel Silva de Souza, do Colégio Municipal José Calazans Brandão da Silva, classificado em segundo lugar, recebeu uma bicicleta, e a terceira classificada, Suzan Gabriela Vieira, também do Colégio Municipal Parque São Cristóvão, foi premiada com um telefone celular.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*