Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
20 de setembro de 2010 14:36

Anvisa proíbe consumo e propaganda de Creatina

O suplemento é indicado para alcançar benefícios como crescimento muscular.

Por Editor

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou como medida cautelar de interesse sanitário a suspensão, em todo o território nacional, de propaganda em qualquer meio de comunicação, em especial no impresso Explosão Muscular, que pode induzir o consumidor a ingerir quantidade excessiva do produto Creatinina, de responsabilidade da Probiótica Laboratórios Ltda.

O consumo de creatina está relacionado à busca por benefícios alegados como crescimento muscular, aumento dos níveis de força e melhoria da performance nos treinos/esportes. Contudo a Anvisa alega que o consumo excessivo desse alimento pode acarretar em prejuízo à saúde, além de não trazer os benefícios esperados.

A resolução com a proibição foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (17/09) e vale para todo o território nacional.

Em comunicado à imprensa, a Probiótica Laboratórios informa que:

“A nossa propaganda apontada pela Anvisa traz informações de cunho científico, que complementam de forma orientativa o consumo de creatina pelos atletas.

Em virtude de a atual legislação apontar como obrigatórios os dizeres de rotulagem “Creatina é um produto destinado a complementar os estoques endógenos de creatina”, entendemos que explicar o porquê da necessidade de os estoques endógenos de creatina serem complementados é de fundamental importância para os atletas, que, em sua quase totalidade, não têm acesso a nutricionistas ou médicos esportivos.

Isso é agravado pelo fato de os atletas que consomem Creatina não saberem o que significa o termo endógeno nem o que é a creatina do ponto de vista químico e fisiológico. Por ser um produto alimentício e, portanto, livre de prescrição, é necessário que haja uma informação mais completa e a adequação da legislação sanitária para melhorar essa informação ao consumidor.

Independentemente de nossa opinião técnica e científica, estamos fazendo um comunicado ao mercado, com a suspensão dos materiais promocionais e propagandas da Creatina, em especial o impresso apontado. Ficamos à disposição para quaisquer informações adicionais”.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*