Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
24 de setembro de 2010 16:10

Campanha de vacinação animal acontece neste sábado

Centro de Controle de Zoonoses pretende vacinar 10 mil animais contra a raiva.

Por Editor

Camaçari realiza, neste sábado (25/09), o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Raiva. A ação, que é realizada pela Secretariaria Municipal da Saúde (Sesau), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), acontece durante todo o dia das 8h às 17h, na sede, orla e zona rural de Camaçari, a vacinação é gratuita e obrigatória.

Com o slogan “Proteja seu cão, gato e você também! Vacine seu animal contra a raiva”, a campanha tem como principal objetivo eliminar os casos de raiva humana, oriundos da raiva canina e felina, vacinando no mínimo 80% da população animal.

Somente durante o sábado (25/09), o CCZ pretende vacinar cerca de 10 mil animais. A expectativa é que sejam vacinados 29.500 animais no Município até o final do ano, atendendo a determinação do Ministério da Saúde.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância a Saúde do Município, Marcos Nogueira, graças às coberturas vacinais realizadas pela Prefeitura, Camaçari não registra casos da doença desde 2005. “A melhor forma de evitar a contaminação é através da vacina”, ressalta o diretor.

Ainda segundo Marcos Nogueira, o Estado recomenda que a vacina deva ser aplicada em cães e gatos, a partir de 30 dias de vida, e em boas condições de saúde, inclusive cadelas e gatas gestantes ou amamentando.

Será montada uma equipe para atendimento com cerca de 100 pessoas, composta por veterinários, agentes de endemia e motoristas. O CCZ também irá disponibilizar dois carros volantes para dar suporte a vacinação. Paralelo a campanha, a imunização continua acontecendo todas as sextas-feiras, das 8h às 17h, nas principais unidades de saúde de Camaçari.

Na sede, a imunização, acontece nas unidades de saúde da Nova Aliança, Gleba B e E, Piaçaveira, Verde Horizonte, Parque Verde, Phoc III, Nova Vitória, Novo Horizonte, Parafuso, Ficam, Camaçari de Dentro, Buri Satuba, Gravatá, além das Associações de Moradores do Parque das Mangabas, da Lama Preta e também nas escolas municipais Yolanda Pires e José de Freitas Mascarenhas.

Na orla, a campanha acontece nas unidades de saúde de Catu de Abrantes, Vilas de Abrantes, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Monte Gordo e Barra do Pojuca.

A coordenação da campanha orienta que os animais sejam levados aos postos com coleira e guia e os mais bravos devem estar com focinheiras. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para evitar fugas ou acidentes. Os proprietários devem portar o cartão de vacina dos animais.

*Fonte texto: Ascom/PMC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*