Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
29 de outubro de 2010 17:21

Cobertura do Programa Saúde da Família deve chegar a 90% em 2011

Este ano, esse número chegou a 70% e deve chegar a 72% até fevereiro do próximo ano.

Por Editor
 
Foto: Ascom/PMC.  

Os trabalhos voltados para a saúde da família vêm crescendo muito em Camaçari. Em 2005, a cobertura assistia apenas 23% da população. Este ano, esse número chegou a 70% e deve chegar a 72% até fevereiro do próximo ano.

A meta municipal é ter, até o final de 2011, 90% de cobertura do Programa de Saúde da Família, que hoje conta com 28 Unidades de Saúde da Família (USFs), 11 delas construídas, nos últimos seis anos.

Atualmente, 40 equipes compostas por odontólogos, médicos, auxiliares de farmácia, recepcionistas, dentre outros profissionais, promovem trabalhos de prevenção de adultos e crianças, através da Estratégia de Saúde da Família, um novo modelo, que consiste em prevenir ou tratar enfermidades e/ou problemas já existentes.

Com capacidade para atender a 160 mil pessoas, os profissionais realizam serviços de regulação de exames, consultas médicas, de enfermagem, pequenos procedimentos, atendimentos odontológicos, visitas domiciliares, imunização, coleta de material para exames laboratoriais, distribuição de medicamentos, imunização e puericultura (acompanhamento e desenvolvimento da criança).  

Com a ampliação das equipes, vários bairros passaram a contar com 100% de cobertura do Programa de Saúde da Família como Lama Preta, Buri de Satuba, Gleba H, Santa Maria, Phoc III, Piaçaveira, Nova Vitória, Gravatá, 2 de Julho, Parque Florestal e Novo Horizonte, na sede e entre as demais localidades estão Coqueiro de Monte Gordo, Fonta das Águas, Areias, Jauá, Cajazeiras de Abrantes, Catu de Abrantes, Machadinho, Parafuso e Parque das Mangabas.

Nos demais bairros e localidades do Município que a estrutura do Posto de Saúde da Família não atende o total de moradores, estes são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Fonte: Carolina Motta – Ascom/PMC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*