Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
09 de novembro de 2010 21:02

Cursos Técnicos Profissionalizantes em Camaçari

Colégio Estadual Cidade de Camaçari oferece curso em Hospedagem e Meio Ambiente.

Por Fabiane Santos
 

Alunos do curso técnico profissionalizante de Meio Ambiente.

Foto: Fabiane Santos.

 

O Colégio Estadual Cidade de Camaçari está oferecendo Cursos Técnicos Profissionalizantes para as áreas de Meio Ambiente e Hospedagem. Através do Ensino Médio Integrado, os alunos que terminam o Ensino Fundamental podem iniciar um novo curso voltado para a área de trabalho que deseja atuar. A diferença é que o período de ensino é de quatro anos, um ano a mais que no ensino regular.

Segundo informações da gestora do colégio, Maria Cristina, o curso traz para o aluno uma possibilidade de ingressar no mercado de trabalho com um potencial a mais. Para as aulas do curso técnico a metodologia é diferenciada. O aluno tem aulas do ensino regular junto com aulas do ensino técnico durante os quatro anos. Durante as aulas faz parte do ensino fazer visitas técnicas, para conhecer o ambiente em qual irão trabalhar e fazer estágios, que são indicados pela própria coordenação do curso.

De acordo com Maria Cristina, o objetivo é preparar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho. Essa é uma iniciativa do Governo Estadual, que entende que com o retorno dos cursos profissionalizantes o aluno tem como sair do colégio preparado para trabalhar no mercado de trabalho. “O aluno que vem para o ensino técnico profissionalizante tem que ter desejo, vontade. Ainda estamos em fase de implantação do curso. Já tiveram algumas adaptações, mas acredito que em 2011 estaremos preparados. Esse é um curso que habilita o aluno a trabalhar na área em que ele escolheu”, diz.

 

Dalmo  Dion, 16 anos, aluno do curso de Maio Ambiente.

Foto: Fabiane Santos.

 

Maria Cristina informou que o Colégio passará por obras no início de 2011 para ampliar e construir laboratórios, área de arborização, banheiros, reformas administrativas para melhorar o ensino e proporcionar conforto aos alunos. Atualmente funcionam sete turmas de Meio Ambiente, sendo três pela manhã e quatro pela tarde, e quatro turmas de Hospedagem, duas em cada período. A tendência é que para o próximo ano aumente duas turmas para cada curso, pois a cada ano a procura é maior por vagas.

A gestora explica que antes de fazer a matricula é bom que o aluno e o responsável venham até o colégio esclarecer todas as dúvidas e entender como é aplicado o Ensino Médio integrado.

Alunos comentam sobre o curso

 

Tamires Alves, 15 anos, Bruna damasceno, 17 anos, Georgea Ferreira, 16 anos,  Tamires Stefani, 17 anos e Taisa Lima, 18 anos, alunas do curso de Hospedagem.

Foto: Fabiane Santos.

 

Dalmo Dion, 16 anos, está cursando o técnico em Meio Ambiente. “É uma área que eu sempre gostei e me identifico. Quando eu ingressei no curso pensava de uma forma totalmente diferente, mas aproveitei para me adaptar e estou muito feliz. Assim que eu terminar quero fazer Engenharia Ambiental”.

Julie Ramos, 18 anos, faz o curso de Hospedagem. “De uma maneira geral o curso é muito bom. Camaçari está crescendo e tem um leque de oportunidades nesta área de turismo, hotelaria, que engloba o curso de Hospedagem”.

As amigas Tamires Alves, 15 anos, Bruna Damasceno, 17 anos, Tamires Stefani, 17 anos, Taisa Lima, 18 anos, comentaram sobre o que estão aprendendo no curso de Hospedagem. “Temos aula de planejamento, turismo sustentável, eventos e meios de hospedagem. Tudo que precisamos para trabalhar no mercado de trabalho”.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*