Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
22 de novembro de 2010 22:15

Encontro realizado pelo Conselho Estadual de Educação é referência no país

O evento acontece até esta terça-feira no teatro da Cidade do Saber

Por Editor
 

Reunião do Conselho Estadual de Educação na Cidade do Saber.

Foto: Agnaldo Silva / Ascom-PMC.

 

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), o mais antigo do Brasil, realizou na segunda-feira (22/11), o segundo dia da XII Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação da Bahia. A ação, que é pioneira no país, traz como tema central as Atribuições e Níveis de Competência dos Conselhos Estaduais e Municipais de Educação e Regime de Colaboração.

Durante a manhã, cerca de 500 participantes assistiram as explanações feitas, com base no tema central, pelo presidente do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), Geraldo Grossi Junior, a coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Gilvânia Nascimento, e dos CEE/BA, Pedro da Silva e Avelar Mutim.

À tarde, a partir das 14h, uma nova discussão colocou em debate as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, que teve como palestrantes as conselheiras do CEE/BA, Alda Muniz Pepe, Joelice Braga e como coordenadora, Norma Lúcia Santos. Em seguida, foi aberto um debate sobre o tema. O segundo dia do evento foi encerrado com uma mesa redonda sobre as Políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Aylana Barbalho, os encontros realizados pelo Conselho foram os pioneiros no país. “É muito bom ver que o Brasil tem nos copiado, isso só contribui para o desenvolvimento da educação no nosso país”, destaca.

Para Gilvânia Nascimento, o encontro serve não só para debater temas importantes, mas também para identificar municípios que tenham Conselhos Municipais de Educação constituídos e não que possuem cadastro junto à Uncme. Ainda segundo ela, atualmente existem 328 conselhos municipais de educação cadastrados junto à entidade. “Os números são atualizados anualmente”, explica.
 

PROGRAMAÇÃO 3º DIA:

8h – Apresentação Cultural

8h30 – Palestra: Criação e Fortalecimento dos Sistemas Municipais de Educação.

Palestrantes: Professora Selma Barros Daltro de Castro – Coord. Pedagógica do Pró-Conselho/UFBA e a coord. Estadual da Uncme, Gilvânia Nascimento.

9h10 – Debate

10h30 – Café com prosa e arte

10h45 – Momento Uncme – Com a coordenadora Estadual da Uncme, Gilvânia Nascimento.

11h45 – Palestra: Aproximação e articulação do Conselho Estadual de Cultura com os Conselhos Municipais de Educação

Palestrantes: Lia Robatto – Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e Nelson Pretto – Conselho Estadual de Cultura da Bahia

14h30 – Dialogando com o CEE/BA e com a Uncme/BA

Explanador: Conselheiro Jorge Carneiro de Souza (CEE/BA)

16h30 – Encerramento da XII Reunião Conjunta do CEE com os CME’s

Explanadora : Aylana Barbalho – Presidente do CEE/BA

17h – Apresentação Cultural

17h30 – Confraternização

Fonte: Luanna Cavalcanti / Ascom-PMC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*