Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
14 de outubro de 2010 21:15

Estoque do Banco de Sangue de Camaçari está em baixa

Com capacidade para 50 doadores por dia, apenas 10 têm comparecido diariamente.

Por Fabiane Santos
 

Diniz Botelho, 38 anos, doador fidelizado do Banco de Sangue do Hospital Geral de Camaçari.

Foto: Fabiane Santos.

 

Devido o um aumento na demanda por bolsas de sangue e o mutirão de cirurgia ginecológica que está acontecendo no HGC (Hospital Geral de Camaçari), somando-se a isso a ausência dos doadores, o Banco de Sangue de Camaçari está passando por uma baixa nos estoques. Com capacidade para atender 50 pessoas por dia, o banco tem atendido recebido apenas 10 pessoas por dia.

Segundo Hosana Alves, assistente social responsável pela captação de doadores, o estoque tem a capacidade que armazenar 280 bolsas de sangue por vez, por isso é importante que diariamente venha ao banco de sangue um número grande de pessoas. “Sangue é vida e nada pode substituir ele durante uma emergência. Já temos mais de 20 mil doadores cadastrados, mas é preciso que esses voltem e se tornem doadores fidelizados”.

E para doar basta que a pessoa tenha uma vida saudável. Ter um peso acima de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, ter dormido na noite anterior pelo menos 6 horas, ter se alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h. Não pode doar sangue as pessoas que já tiveram hepatite após os 10 anos de idade, doença de chagas, malária e pessoas que já tiveram no último ano IST (Infecção Sexualmente
Transmissível).

O Banco de Sangue pede para que a população de mobilize e ajude também a salvar vidas, indo até o Banco de Sangue e fazendo a sua doação. Além desse trabalho de coleta de sangue, o banco também faz um trabalho de educação e saúde, com palestras e cursos, para que todos possam ter um sangue de qualidade na hora de doar.

Para maiores informações:

Banco de Sangue do Hospital Geral de Camaçari
Telefone: 3644-4252
Atendimento: segunda-feira, terça-feira e quinta-feira das 8h às 12h e 13h às 16h30min. Quarta-feira e sexta-feira das 8h às 12h.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*