Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
07 de abril de 2017 15:00

Prática de hábitos saudáveis aumenta expectativa de vida

Nesta sexta-feira é celebrado o Dia Mundial da Saúde

Por Redação

O envelhecimento da população está em ritmo acelerado, segundo dados atuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devido a essa realidade, é preciso que as pessoas repensem alguns hábitos e tenham mais cuidados com saúde. Nesta sexta-feira (7) é comemorado o Dia Mundial da Saúde e a busca por longevidade é um dos temas mais discutidos.

Camila Lessa, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Lauro de Freitas, explica que, com o avanço da medicina, surgiram novos medicamentos e formas de melhorar a vida longínqua das pessoas. “Os cuidados com a saúde aumentaram. Atividades físicas regulares, cuidados com a alimentação, sono e hábitos saudáveis são fundamentais para auxiliar na qualidade de vida”, afirma.

Pequenas mudanças na rotina influenciam a longevidade, já que ajudam a aumentar a disposição na terceira idade, além de evitar problemas futuros. “Para não sobrecarregar ninguém e tornar a atividade física acessível a todos, recomendamos ao menos 45 minutos de atividade diária. Isso pode ser uma caminhada intensa, um passeio de bicicleta, academia ou exercícios domiciliares como alongamentos associados a atividades de força, como por exemplo o uso das faixas elásticas”, orienta a fisioterapeuta.

As opções de exercícios que podem ser positivos para a saúde são inúmeras e, segundo a especialista, eles são comprovadamente eficazes para o benefício do corpo. “É importante salientar que adotar esses hábitos aumentam a vascularização cerebral e produção de hormônios amigos da mente, que vão nos ajudar a sentir mais disposição no dia a dia, redução das dores articulares, melhora no relacionamento com as pessoas e mais felicidade”, destaca.

Como meio de auxiliar no bem-estar e envelhecer com saúde, Camila dá ainda algumas dicas essenciais de exercícios físicos. “Além dos benefícios que já falamos, sempre destacamos a necessidade de praticar atividades ao ar livre. Seja ao acordar ou no finalzinho do dia, estar em contato com a natureza faz bem ao corpo e à mente. Caso goste, dançar também tem um papel fundamental para melhorias físicas e mentais e talvez ainda seja a opção mais indicada para aqueles que estão na melhor idade! Se você não gosta ou sente vergonha, se permita”, pontua ao ressaltar que, com o passar da idade, julgamentos não são mais importantes e o que vale é ser feliz.

Fonte: Ascom/Nassau

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.