Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
21 de outubro de 2010 09:25

Qual esporte praticar para estar bem nesse verão?

A prática esportiva beneficia tanto a estática quanto a saúde física e mental.

Por Fabiane Santos

Para manter um corpo saudável e pronto para o verão, homens e mulheres vão em busca de uma atividade física para praticar e na maioria das vezes não procurar saber qual a modalidade ideal para o resultado que deseja alcançar. E pode ser das mais variadas, ciclismo, natação, musculação e outros. As academias nessa época do ano ficam lotadas, mas os atletas amadores alegam que o sacrifício é compensador.

Segundo o professor de Educação Física, Ciro Tavares, não existe um exercício que seja completo. Tudo vai depender do resultado que o aluno deseja. “Muitos falam que a natação seria um esporte completo, e isso é apenas um mito. Se o aluno deseja ter um corpo sarado e adquirir força o esporte mais indicado seria a musculação”. A natação é uma ótima opção para quem tem problemas respiratórios, pois trabalha com a parte cardiorrespiratória, movimentando os músculos da boca até os pés.

Ainda segundo Ciro Tavares, cada atividade tem a sua atribuição para favorecer a um desenvolvimento específico. Quem está à procura de ter pernas torneadas, braços esculturais e um bumbum impecável, não tem outro jeito, tem quem ser com musculação. Para quem tem hipertensão, o recomendado é fazer caminhadas, mas o professor alerta, sempre com um acompanhamento médico. Em alguns casos a pressão arterial, pode passar a ser controlada apenas com a atividade física, sem fazer o uso de medicamentos.

Uma dica para aqueles que não querem pegar peso, mas desejam ficar em forma, são as atividades aeróbicas, como a caminhada, o ciclismo, a natação, a capoeira, o futebol, vôlei, etc.

O importante é manter uma frequência nos dias de exercício. Fazendo sua atividade pelos menos uma hora por dia. Uma boa dica para quem gosta de caminhadas é o grupo de corrida coordenador pelo professor de Educação Física Márcio Reis, que treina todos os dias na praça do bairro dos 46.

Outro exercício que garante bons resultados, principalmente para as pessoas que não podem pegar peso e têm problemas de hipertensão é o pilates. Em Camaçari você pode encontrar esta modalidade na academia MG Fïtiness no bairro da Gleba A, sob a orientação do instrutor Wil Trindade. A MG Fitiness também possui um trabalho específico para pessoas da Melhor Idade, o que tem atraído muitas senhoras e senhores, que achavam que não poderiam praticar uma atividade física, mas que estão mudando seu estilo de vida com muita saúde.

Para se fazer qualquer atividade física o professor orienta, “é necessário que se faça uma avaliação médica, para saber se a pessoa está apta a fazer algum tipo de exercício”.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*