Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
09 de novembro de 2010 09:40

Saiba como aliviar o estresse praticando exercício físico

Artigo dos profissionais de Educação Fïsica, Ciro Tavares e Will Trindade.

Por Editor

O termo estresse, usado atualmente na medicina, é o estado de tensão de um organismo vivo. Originalmente o estresse se apresenta no organismo humano como uma reação de defesa. É, antes de mais nada, um recurso necessário para a sobrevivência.

Todavia, quando presente em excesso, tem efeito negativo. Nessa rotina caótica que o ser humano está inserido, com trabalhos extenuantes, estudar cada vez mais para tentar conseguir um emprego, trânsito caótico, violência, globalização, a rapidez com que temos que nos adaptar aos avanços tecnológicos – vivemos em um mundo cada vez mais estressante.

Will Trindade, coordenador da MG Fitness.
 
   

Se, por um lado, o estresse se torna cada vez mais comum no nosso dia-a-dia, por outro fica claro que a atividade física pode ajudar no seu controle. A prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima, ajudando no tratamento da depressão.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido com 20.000 homens e mulheres concluiu que pessoas que realizam pelo menos 20 minutos de atividade física diária reduzem em mais de 40% os níveis de ansiedade e estresse. Durante a atividade física a hipófise aumenta a produção de endorfina, que é um hormônio responsável pelo bem-estar, dando a sensação de mais tranquilidade.

Felizmente, as pessoas já começaram a entender que a prática do exercício físico melhora a saúde física e mental. Pois bem, mexa-se e pratique um exercício físico que lhe dê prazer, fazendo suas atividades três vezes por semana com pelo menos trinta minutos de duração, como: pedalar, caminhar, esportes em geral, musculação e etc. Melhorando assim seu rendimento profissional, sua capacidade de concentração, criatividade e o convívio no ambiente de trabalho.

Autores: Ciro Tavares e Will Trindade.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*