Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
24 de novembro de 2010 15:15

Banco de Sangue de Camaçari faz campanha

No Dia Nacional da Doação de Sangue são esperadas mais de 100 pessoas

Por Fabiane Santos
 

Gilmar da Silva, 33 anos, pintor industrial também foi doar sangue.

Foto: Fabiane Santos

 

O Banco de Sangue do Hospital Geral de Camaçari também está em Campanha para o Dia Nacional de Doação de Sangue, que é comemorado todos os anos no dia 25 de novembro. E em virtude desse dia, o Banco está promovendo algumas ações pra aumentar o número de doadores.

A capacidade de atendimento é de 60 pessoas por dia, mas o Banco aguarda receber a visita de mais de 100 pessoas, entre eles doadores fidelizados, grupos de comunidades e pessoas que vem doar pela primeira vez.

Entre as ações do Banco de Sangue, ocorre uma Exposição que está acontecendo dentro do HGC para dar visibilidade ao trabalho e a coleta de sangue. Uma campanha interna chamada de, “Santo de casa também faz milagre”, para que os servidores do hospital venham participar da campanha doando sangue. E já está marcado para acontecer um campeonato de futebol com times de Camaçari no dia 05 de dezembro, na Cidade do Saber, em parceria com a Secretaria de Esportes do Município, para que mais pessoas se sensibilizem e façam a sua doação. E um transporte é disponibilizado gratuitamente para grupos com mais de 10 pessoas que queiram fazer sua doação. Essa ação acontece durante o ano todo em parceria com a Prefeitura que disponibiliza o transporte para a locomoção, e o transporte é solicitado no próprio Banco.   

 

José Salgado, com o grupo de pessoas que foi doar sangue

Foto: Fabiane Santos

 

Um dos parceiros do Banco trouxe um grupo de 20 pessoas do bairro do Gravatá.  José Salgado, vigilante da Unidade de Saúde do Gravatá, é um multiplicador e fala sobre a importância de fazer uma doação. “Eu já sou um doador, e faço esse trabalho de convidar pessoas para se tornar um doador também a mais de 6 anos, por entender que quando doamos sangue estamos salvando vidas”, disse.

Segundo informações de Laura Passos, coordenadora do Banco de Sangue do Hospital Geral de Camaçari, a doação é muito rápida, tranquila e ajuda a salvar vidas. “É muito tranquilo doar sangue. E quem não conhece pode vir visitar para conhecer o trabalho, saber como é feita a coleta e tirar todas as suas dúvidas. Teremos o prazer em receber as pessoas aqui, ” comentou.

As condições básicas para uma pessoa doar sangue é, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar acima de 50 kg, apresentar documento com foto e estar se sentindo bem de saúde. No Banco de Sangue a pessoa irá passar por uma triagem clínica, onde ela é entrevistada sobre seus hábitos de vida, depois ocorre a triagem hematológica, para identificar se a pessoa tem anemia e vai para coleta, onde é feita a coleta de 400 ml de sangue em média, podendo variar de acordo com o peso e altura do doador. Após todo esse processo o doador é liberado. Esta semana, em virtude do Dia Nacional de Doação de Sangue, o doador inda leva uma camisa para casa.

A grande necessidade do Banco de Sangue é do sangue tipo B positivo, esse é que está em falta, por isso, Laura pede para quem já é doador, e está no período de voltar, que faça sua doação, pois o Banco está precisando muito.   

Informações:

Banco de Sangue do Hospital Geral de Camaçari
Av. Jorge Amado, s/nº, Bairro Jardim Limoeiro – Camaçari-BA.
Tel: 3644-4252

Atendimento Especial (somente esta semana):
Terça-feira, quarta-feira e quinta-feira das 8h às 12 e 13h às 16h
Atendimento Normal:
Quarta-feira e sexta-feira das 8h às 12h
Segunda-feira, terça-feira e quinta-feira 8h às 12h e das 13h as 16h30

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*