Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
25 de dezembro de 2010 15:37

Cajuc realizou mais de um mil atendimentos em 2010

Atendimento jurídico gratuito para a população carente, fecha o ano com um total de 1.313 processos em curso

Por Editor

O Centro de Assistência Judiciária e Cidadania (Cajuc), criado pela Prefeitura de Camaçari com o intuito de prestar atendimento jurídico gratuito para a população carente, fecha o ano com um total de 1.313 processos em curso.

Criado há três anos, o órgão atende cerca de 50 pessoas por dia. Os trabalhos são coordenados pelo advogado Augusto de Paula, com auxílio dos advogados Florentino Filho e Alan Coutinho, além de seis estagiários, todos moradores e estudantes de faculdades do Município.

De acordo com Augusto de Paula, 80% dos processos tramitam na área de família, sendo a maioria relacionada à pensão alimentícia e investigação de paternidade.

Segundo o coordenador, este ano foram resolvidos 704 processos. “Conseguimos auxiliar mais de setecentas famílias”, informa Augusto de Paula.

O Cajuc ainda oferece defesa aos munícipes fora da comarca de origem. “Nós defendemos também moradores de Camaçari que estejam respondendo a processos em outras cidades”, explica o coordenador.

Este ano foram realizadas 500 audiências, entre as varas cível e criminal. Os meses de maior incidência foram abril, outubro, novembro e dezembro. “Resolveríamos ainda mais casos, não fosse pelo número reduzido de servidores e a morosidade do poder judiciário”, revela Augusto de Paula.

O Centro, considerado como diferenciado por atuar nas diversas áreas do direito, como justiça estadual, do trabalho, federal e pequenas causas, tem alçado resultados positivos. Prova disso é a credibilidade junto à comunidade.

O Cajuc mantém também parceria com a Delegacia da Mulher (Deam), Ministério Público e os Conselhos Tutelares. Para 2011, a perspectiva é ampliar a estrutura do Centro para que sejam contempladas mais pessoas.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*