Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
30 de novembro de 2010 21:14

CEONC faz mutirão de consultas em ação de combate ao câncer infantil

Mais de 60 crianças foram atendidas

Por Fabiane Santos

Na terça-feira (30), a Secretária Municipal de Saúde (SESAU) realizou no Centro de Oncologia de Camaçari (CEONC), o Mutirão de Consultas em Ação de Combate ao Câncer Infantil. Para o atendimento, além da equipe que já trabalha no Centro, teve dois pediatras e um oncologista pediatra. Durante todo o dia foram feitos mais de 60 atendimentos em crianças. A atividade foi realizada em homenagem ao dia 23 de novembro, o Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil. A ação aconteceu em parceria da SESAU com a Fundação da Associação Baiana de Medicina (Fabamed), com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC) e com o Instituto Ronald Mc Donald.

O CEONC atende diariamente 120 pacientes sempre com objetivo de trabalhar com o diagnóstico precoce e a prevenção. São feitos atendimentos de mastologia, urologia e ginecologia antológica, além de serviços de fisioterapia, nutricionista, psicólogo, assistente social, oficinas de auto-ajuda e discussão em grupo com temas pouco abordados.

De acordo com a coordenadora do CEONC/CUIDAR, Luciana Jaqueline, o atendimento pode ser feito através de um encaminhamento da Unidade de Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde do Município ou com a visita do paciente no próprio Centro. “Se o paciente identificar o nódulo ele pode vir direto para o Centro, que ele será atendido”, disse.

Segundo Luciana, o câncer é uma célula que cresce de forma desorganizada no organismo e acarreta vários problemas. No Brasil o câncer que mais acontece é o de pele, nos homens é o câncer de próstata e na mulher é o câncer de mama e colo de útero. Por isso é que se tem a importância de se fazer os exames periódicos, para que o diagnóstico possa ser feito e se detectado o câncer se inicie logo o tratamento.

Luciana ressalta ainda, que todo homem acima de 45 anos deve ir ao Centro ou procurar o seu médico fazer o exame preventivo de próstata.

No município de Camaçari é indicado que todos os casos de câncer sejam encaminhados para o CEONC, para ser feito o acompanhamento do paciente.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*