Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
13 de dezembro de 2010 20:09

Construção Civil bate recorde de crescimento em 2010

E na Bahia a expectativa é que 2011 seja ainda melhor

Por Fabiane Santos

O mercado da construção civil em todo o Brasil continua em alta e a expectativa é que cresça ainda mais. Este mês Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) apresentou um relatório que, a indústria da construção civil vai crescer 11% este ano e superar a previsão de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) setorial feita pelo próprio segmento. De acordo com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico), a “Construção Civil tem sido um dos principais carros-chefe do crescimento econômico atual”.

Segundo o presidente do Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia), Raimundo Brito, esse é um setor que está em constante aquecimento na Bahia. “Na nossa última avaliação, o crescimento aqui do estado estava superior a 15%. Isso porque as imobiliárias venderam mais do que construíram. Por isso acredito que o próximo ano será ainda melhor”, disse.

Nos dados divulgados pelo IBGE, a Construção Civil cresceu 14,9% no primeiro trimestre de 2010 em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso impulsionado pelo setor imobiliário, que tem facilitado as formas de pagamentos. Segundo o DIEESE, o financiamento de imóveis com recursos do FGTS, registrou um crescimento de 24,5% na quantidade de operações realizadas.

Raimundo também comentou que aqui na Bahia, com as obras do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), a mão de obra na capital já está em falta. Muitos trabalhadores que estavam morando em Salvador por causa do emprego, estão voltando para as suas cidades, pois a oportunidade que lhes faltava, já apareceu e agora vão poder estar mais perto da família.  

Em Camaçari, segundo informações do prefeito Luiz Caetano, estão sendo construídas 10 mil casas, do Projeto Minha Casa, Minha Vida, está sendo feita a ampliação da rede de esgoto, e iniciará a ampliação do serviço de abastecimento de água, o que está auxiliando a fomentar o setor da construção civil no Município de Camaçari.

Com informações: DIEESE

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*