Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
20 de setembro de 2010 12:56

Desfile abre festejos dos 252 anos de Camaçari

Como de costume o desfile aconteceu em Vila de Abrantes.

Por Editor

O desfile cívico de Vila de Abrantes abriu oficialmente os festejos dos 252 anos de emancipação política de Camaçari. Na antiga vila, que deu origem ao Município, milhares de pessoas assistiram, no domingo (19/09), ao evento que teve como tema central “Faço Escola Conhecendo o Meu Mundo”. A festa teve início com o Hino Nacional, executado pela Filarmônica 28 de Setembro, e com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari.

Durante o evento, o prefeito Luiz Caetano destacou a importância da data cívica, lembrando que há 32 anos participa do desfile. “Esse é um evento coletivo de cidadania e se torna melhor ainda por ser realizado no local onde foi a primeira sede administrativa de Camaçari”, enfatiza.

Novidades não faltaram este ano. Atendendo a uma reivindicação da população, a Prefeitura disponibilizou duas arquibancadas com capacidade para cerca de 1.500 pessoas. Em pontos estratégicos dos dois quilômetros de percurso, também foram disponibilizados banheiros químicos para os espectadores.

Para o secretário da Educação do Município, Luiz Valter Lima, o desfile de Vila de Abrantes é uma festa belíssima que reafirma a identidade do povo de Camaçari, “aqui é o berço de nossa História”, disse.

A estrutura montada pela administração municipal foi motivo de elogios dos moradores. Segundo a aposentada Severina Avelino, 72 anos, “a arquibancada trouxe mais conforto para assistir às comemorações”.

O desfile foi divido em alas e abordou subtemas voltados à preservação do meio ambiente, cultura, cidadania e aspectos de interação entre Brasil e África do Sul. Além das escolas, desfilaram também soldados do Tiro de Guerra, Desbravadores e Bombeiros Voluntários.

A festa contou ainda com apresentação da Bamuca (Banda Municipal de Camaçari) e Fanesp (Fanfarra Estudantil de Parafuso), além dos grupos Boi Bonito de Vila de Abrantes, Espermacete, de Barra do Pojuca, Projeto Anos Dourados e Capoeira Engenho.

As comemorações dos 252 anos de emancipação política de Camaçari prosseguem durante toda semana e se encerram na próxima terça-feira (28/09), data do aniversário da cidade, com uma grande festa cívica na sede do Município.

O desfile é uma iniciativa da Prefeitura, realizado através da Secretaria da Educação (Seduc), e conta com apoio das secretarias do Governo (Segov), da Infraestrutura (Seinfra), do Desenvolvimento Urbano (Sedur), dos Serviços Públicos (Sesp), da Saúde (Sesau) e também da Superintendência do Trânsito e Transportes (STT), da Defesa Civil, da Limpec e da Polícia Militar.

 
PRESENÇAS

Marcaram presença no evento os secretários Francisco Franco (Governo), Ademar Delgado (Administração), Ademar Lopes (Relações Institucionais), Jailce Andrade (Desenvolvimento Social), José Cupertino (Desenvolvimento Urbano), Vital Vasconcelos (Cultura), Camilo Pinto (Saúde) e Paulo Cézar Gomes (Fazenda).

Estivem presentes, ainda, o diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa, a coordenadora do programa Bolsa para a Educação, Miriam Bittencourt, o Superintendente de Trânsito e Transportes (STT), João Araújo, o presidente da Comissão de Probidade Administrativa de Camaçari (Cerppa), Augusto de Paula, o tenente-coronel da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), comandante Eduardo Campos e os vereadores Cleber Alves (PT) e Oto da Farmácia (PSDB).

 

*Informações e fotos: Ascom/PMC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*