Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
09 de novembro de 2010 13:51

Diversos bairros de Camaçari estão sem água a uma semana

Embasa explica o motivo da falta de água foi uma obra de manutenção.

Por Fabiane Santos

Embasa explica problemas com a falta de água em Camaçari

Foto: Fabiane Santos

 

Esta semana várias denuncias foram feitas, sobre a falta de abastecimento de água em Camaçari. Segundo informações de moradores, a falta de água já está acontecendo a uma semana.

José da Silva, 57 anos e morador do bairro da Gleba H, foi até a Embasa fazer a reclamação. Ele afirma que a falta de água já acontece a sete anos e nada foi resolvido. “Todos os anos eu venho aqui fazer a mesma reclamação, falta de água na minha casa. Nunca nada é resolvido. São feitos paliativos para tentar resolver o problema, mas nunca resolve. Cadê o direito do consumidor”, disse.

A gerente do escritório local da Embasa em Camaçari, Thaís Vieira, informou que essa falta de abastecimento foi devido a uma obra de manutenção feita na quinta-feira (04). “A obra foi feita em uma tubulação que abastece 80% da cidade. Foi preciso fazer um desvio na tubulação para que o sistema não fosse prejudicado ainda mais”, informou.

De acordo com Thaís, foram 24h de manutenção na rede, que iniciou às 6h da manhã da quinta-feira (04). Todos os veículos de comunicação foram avisados para fazer a divulgação para a população ser devidamente comunicada com 48h de antecedência.

Para que a população possa entender, Thaís explicou o seguinte, “o Sistema de Abastecimento de água em Camaçari é dividido em duas partes. Cada parte é abastecida durante 24h, após isso muda para abastecer a outra parte pelo mesmo tempo. O que aconteceu no caso desses bairros que estão sem água, foi que a primeira manobra para o abastecimento na sexta-feira (05), ficou aberta 18h e só normalizou no sábado pela manhã. Quando logo em seguida no domingo o eixo de uma das bombas foi danificado, paralisando o abastecimento por 8h. Isso fez com que atrasasse o abastecimento dos pontos mais altos de Camaçari”.

O motivo de todos os anos nesta época de verão faltar água também foi questionado. Segundo Thaís, o consumo neste período aumenta de 30% a 40%. Para que o problema não ocorra este ano, a EMBASA está perfurando mais dois poços e aumentando a rede em 2km, que vão auxiliar nos bairros de Santa Maria, Buris de Satuba, Gleba H e Lama Preta.

A deficiência no sistema é reconhecida, e um novo projeto está sendo finalizado para melhorar e garantir o abastecimento de qualidade em Camaçari. “Hoje existe essa deficiência, por que não houve um investimento que pudesse acompanhar o crescimento da cidade. Agora eles já estão acontecendo. Em 2006, eram cinco poços. Em 2007, perdemos um e ficamos operando com quatro poços apenas. Hoje em 2010, já temos três construídos, estamos trabalhando com sete poços e construindo mais dois, um no Morro da Manteiga e outro na Via Parafuso que irão ficar prontos até o final do ano, para amenizar  o problema do verão”, disse Thaís.

Durante o período da falta de água três carros pipas foram usados na cidade, mas existe as prioridades que são os hospitais e as escolas. Segundo informações do setor, as programações foram feitas de acordo com os pedidos. A EMABASA se colocou a disposição da população que quiser buscar qualquer esclarecimento.

Na terça-feira pela manhã o sistema estava operando normalmente. A única ressalva é que como muitos bairros foram prejudicados, a água deve chegar sem força por estar abastecendo uma grande parte da cidade.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*