Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
19 de novembro de 2010 14:53

Estudantes participam da Semana Global do Empreendedorismo

Alunos da Escola CarpeDiem participam atentos das palestras

Por Fabiane Santos
 

Alunos do Centro Educacional Carpe Diem assistem palestra na SGE.

Foto: Fabiane Santos.

 

Após a abertura oficial da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), diversas atividades acontecem simultaneamente. Os estudantes do Município também foram convidados a participar de palestras no espaço do evento. Na tarde de quinta-feira (18), alunos do Centro Educacional Carpe Diem participaram de duas palestras no auditório da Casa do Trabalho. Uma com o tema: “A importância da Resiliência na Reabilitação do Paciente”, com Inês Rosa – assistente social, terapeuta da Família e Casal, e a outra com Pauê, o triatleta e surfista biamputado, falando sobre “A força contagiante da superação”.

O Workshop Empresarial/Local, teve início às 15h, e um grupo de pessoas especiais organizado pela coordenadora do Centro de Reabilitação do Cuidar, Andréia Schleur, fez uma pequena apresentação de dança, antes de dar início as palestras. Segundo Andréa, a vinda do grupo ao evento de empreendedorismo, mostrou que com força de vontade os desafios podem ser superados. “Reabilitação é vida. E através da dança eles podem expressar essa vida, superando todos os desafios”.

 
Inês Rosa, paletrando para os alunos e grupos de reabilitação.

Foto: Fabiane Santos.

 

Na palestra de Inês Rosa, voltada para um público especial, ela explica um pouco sobre o que é ser resiliente e como o indivíduo tem a capacidade de se superar se tiver a força de vontade. “A definição de resiliência é, a capacidade que o individuo tem de superar. E todos nós somos um resiliente, mas precisamos buscar um sentido na vida, para que através da nossa deficiência possamos desenvolver a capacidade de se reabilitar e estar sempre de bem com a vida”, disse.

Já Pauê, contou um pouco sobre sua história de vida, onde aos 18 anos teve suas duas pernas amputadas por causa de um acidente. Aos 28 anos, o triatleta viaja fazendo palestras a ajudando outras pessoas a superarem seus traumas. “Sempre que eu coloco a minha vida em primeiro lugar, vejo que por traz dela existem inúmeras atividades acontecendo, então precisamos continuar e nunca desistir”, comenta.

E o público gostou. Edmilson Araújo, vice-diretor do Centro Educacional Carpe Diem, comenta que o tema Empreendedorismo já vem sendo trabalhado dentro das salas com os alunos. “Fazemos atividades em grupo e seminários, para que eles possam conhecer o que é ser um empreendedor. Esse é um evento maravilhoso que traz experiências novas e que já deram certo em outras regiões e que podem dar certo aqui também em Camaçari”.

A aluna do 6º ano C do Centro Educacional Carpe Diem, comentou sobre o que achou de interessante em participar da palestra da SGE. “Na escola já somos estimulados para sermos pessoas melhores e com essa palestra de superação, recuperação, podemos entender que basta que tenhamos força de vontade”, disse Laila Suelen, de 11 anos.

A platéia também contou com a presença de Djalma Machado, secretário de Habitação do Município e presidente do grupo de trabalho da SGE, que foi convidado a falar um pouco sobre o evento. Em suas palavras Djalma destacou a grandiosidade do espaço onde está sendo realizado o evento. “Criamos no Centro da cidade, um grande Centro de Convenções, com palestras, cursos e feiras, um diferencial que aproxima a sociedade do evento”, diz.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*

13/02/2013

beatriz rangel

amei estudar nessa escola e to com muita saudade da ir beijos para a professora shirley