Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
04 de novembro de 2010 16:08

Fim de semana com poucas chuvas e temperaturas elevadas na capital e RMS

A previsão é do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

Por Editor

Céu com poucas nuvens e ocorrência de chuvas fracas e isoladas é a previsão para a cidade de Salvador e região metropolitana para este fim de semana, segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). As chuvas poderão ocorrer com mais frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas se manterão elevadas, com valores variando entre 21ºC (mínimas) e 32ºC (máximas).

Em grande parte da Bahia o céu deverá ficar nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas nas regiões sul, sudoeste, São Francisco e oeste. Eventos isolados de chuvas moderadas também estão previstos para o sul do estado. As condições do tempo estão sofrendo a influência da passagem de uma frente fria pelo Sudeste brasileiro associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Nas demais áreas da Bahia, o céu será ensolarado e sem chuvas devido a uma massa de ar quente e seco, que vem atuando em grande parte da região Nordeste do país. Entre sexta-feira e domingo (5 a 7), as temperaturas se manterão altas, com máximas chegando aos 35°C, em diversos municípios baianos. Nas regiões norte, nordeste, São Francisco e oeste serão registrados as temperaturas mais elevadas.

As menores temperaturas, com mínimas de até 19°C, são esperadas nas áreas serranas da Chapada Diamantina. Nas demais, as mínimas previstas não deverão ser inferiores aos 20°C. No período entre os meses de novembro a janeiro, a ZCAS é o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas mais significativas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro.

O sistema, associado às frentes frias, que avançam do Sul em direção ao Nordeste, traz umidade da região Amazônica contribuindo para a intensificação das chuvas nessas áreas.

Maré – Entre sexta e domingo, a maré alta deverá atingir valores de 2 metros a 2,5 m de altura em torno das 3h e 15h, enquanto que a maré baixa deverá atingir valores entre 0,1 m e 0,2 m em torno das 9h e das 21h. As ondas deverão ter agitação de intensidade fraca, com altura máxima podendo chegar a até 1,5 m.

Índice de Radiação Ultravioleta – Os IUVs permanecem com intensidade Extrema, com índices oscilando entre 11 e 12, em praticamente todo o Nordeste brasileiro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é importante ter cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários entre 10h e 16h, para prevenir danos em longo prazo do tipo câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.

Fonte: Agecom/BA

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*