Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
22 de novembro de 2010 16:46

Governador Jaques Wagner fala sobre a retirada da linha férrea de Camaçari

Uma nova variante será construída para ligar o Polo ao Porto de Aratu

Por Fabiane Santos
 

O governador Jaques Wagner afirmou que este é mais um momento de transformação em Camaçari.

Foto: André Damasceno.

 

Antes da assinatura oficial da ordem de serviço para o início das obras de construção da nova variante ferroviária em Camaçari, o governador do Estado, Jaques Wagner, se reuniu com os jornalistas na recepção da Cidade do Saber, local marcado para realização da cerimônia, para responder algumas perguntas sobre a nova linha ferroviária. Ao seu lado estavam, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos e o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que também fizeram seu pronunciamento.

Segundo o Governador Jaques Wagner, esse já era um sonho antigo da população de Camaçari, e hoje está se tornando realidade. “Esse sonho está se tornando realidade agora no nosso governo, no governo do presidente Lula e do prefeito Caetano. É a recuperação de toda a malha ferroviária que estava abandonada. Portanto, nós entendemos que a infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento econômico, melhorando a logística, você da mais competitividade aos produtos produzidos aqui no Polo Industrial do município. E Camaçari merece uma obra como essa”, disse.

 

O prefeito Caetano agradeceu ao governo Lula.

Foto: André Damasceno.

 

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano mencionou o tempo que já vem lutando para que essa linha férrea seja removida. “Essa é uma luta de seis anos, é um sonho nosso, por isso hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Essa linha no centro da cidade é um perigo para população, para transportar cargas, e além disso para todo o trânsito da cidade. Estamos profundamente agradecidos ao governo Lula, ao ministro, ao governador Wagner, ao deputado Nelson Pelegrino e a todos aqueles que contribuíram com esse momento de felicidade para Camaçari”, falou com alegria.

Já o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, informou que essa é uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), onde será investido aproximadamente R$140 milhões. “Essa é uma obra em que estão estimados, para a execução, R$140 milhões. Nós iremos substituir a linha atual que faz a conexão do Polo Petroquímico ao Porto de Aratu. Reduzindo 15 quilômetros na sua extensão e estaremos construindo uma variante de 18 quilômetros. O que permitirá que as composições ferroviárias trabalhem com o dobro da velocidade comercial. Resolvendo definitivamente o problema que afeta a segurança na via urbana de Camaçari”, comentou.

Ao término da coletiva foram todos para área verde da Cidade do Saber, oficializar a ordem de serviço.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*