Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
15 de fevereiro de 2017 09:19

Operação da PF combate desvio de recursos em universidade

Ação denominada Research já prendeu 27 pessoas

Por Redação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (15) uma operação para combater a prática de desvio de recursos públicos destinados à Universidade Federal do Paraná (UFPR). A ação denominada Research já prendeu 27 pessoas e acontece em cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Ao todo, foram expedidos 73 mandados judiciais, sendo 29 de prisão temporária, 8 de condução coercitivas, quando a pessoa é levada para depor, e 36 mandados de busca e apreensão.

Entre os os presos estão dois funcionários públicos federais: Tânia Maria Catapan, secretaria executiva da pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação da UFPR, e Conceição Abadia de Abreu Mendonça, chefe do setor de orçamento e finanças do mesmo setor.

As prisões têm prazo de cinco dias e podem ser prorrogadas pelo mesmo período ou convertidas para preventivas, que é quando os presos ficam detidos por tempo indeterminado.

Segundo a investigação, há indícios de fraudes em pagamentos de título de auxílio a pesquisadores, bolsas de estudo no país e no exterior a diversas pessoas que não tinham vínculo com a Universidade Federal do Paraná.

A operação é conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.