Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
14 de dezembro de 2010 20:00

Pedestres e comerciantes reclamam dos obstáculos no Centro de Camaçari

O caminhão não tem horário para descarregar e atrapalha as vendas

Por Fabiane Santos

Aqueles que pretendem fazer compras no comércio, do centro de Camaçari, precisam ter muita paciência e habilidade para andar pelas calçadas. O motivo são os diversos obstáculos que diariamente atrapalham a venda dos comerciantes e a passagem dos pedestres. Carros não têm local para estacionamento, veículos de carga e descarga, descarregam mercadorias em qualquer horário do dia no centro, sem contar com a quantidade enorme de motos transitando pelo local e também sem ter local apropriado para estacionamento. Comerciantes sugerem soluções e os pedestres pedem providência.

Há qualquer horário do dia, e às vezes até a noite, caminhões de transporte de mercadoria carregam e descarregam materiais nas ruas do centro da cidade. E isso acontece, muitas vezes, na frente da loja atrapalhando as vendas e a passagem dos pedestres. “Quando o caminhão baú para na frente da minha loja, para descarregar mercadoria para outra loja, acaba me prejudicando. Aqui não tem horário de descarga, em qualquer momento ele chega e descarrega. Deveria haver um horário estabelecido”, comentou Ivanilda Pinto, gerente da Red’S Calçados.

Alguns motoristas reclamam por não ter um local apropriado para estacionar seu carro. E com isso os carros acabam sendo estacionados sobre as calçadas, novamente atrapalhando a passagem do pedestre e a venda no comércio. “Todo ser humano gosta de conforto. E eu preciso pagar contas e fazer compras. Então venho de carro, mas o local de estacionar sempre é um problema nos horários de pico aqui no centro. É comum que a pessoa acabe estacionando em uma calçada. O motorista de Camaçari está desassistido, sem ter como estacionar”, disse um motorista, que vem da orla pagar suas contas na sede de Camaçari.

Comerciantes avaliam que existem dois problemas no centro de Camaçari com relação ao tráfego de veículos. O primeiro é que o cliente que vem de carro fazer suas comprar não tem onde estacionar, em local seguro e confortável. O outro é a ausência de um agente de trânsito para fazer a fiscalização e controle das ruas. Para eles falta segurança para quem precisa caminhar ou transitar com seu carro. “A falta de estacionamento atrapalha as vendas. A pessoa que vem de carro, tem que ter um local para estacionar”, disse Aroldo da Ótica.

E os pedestres também reclamam. Para eles a calçada deveria ficar livre para transitar e poder fazer suas compras. “O movimento nas portas das lojas é tão grande que até desanima de entrar. É carro, mercadoria, até poste tem no meio da calçada, como que podemos fazer nossas compras tranqüila? É um absurdo e parece que não tem fiscalização. É necessário que alguém resolva essa situação”, falou Glória do Nascimento.

Segundo a STT, o projeto do estacionamento rotativo já está em andamento e a qualquer momento a licitação estará sendo publicada. O projeto está nos últimos ajustes.

Um projeto que ajudaria a resolver o problema no centro da cidade, especialmente nesta época de maior movimento, é o shopping à céu aberto. Mas, como este não passa de um bom projeto nos arquivos da Prefeitura, alguns comerciantes sugerem que a principal rua do comércio fosse fechada para veículos, deixando mais espaço para os clientes andarem e verem as fachadas das lojas.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*