Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
24 de novembro de 2010 13:36

População de Camaçari cresce 50% em dez anos

O município passou de pouco menos de 162 mil para 243 mil habitantes

Por Editor

Nos últimos 10 anos, Camaçari teve um crescimento populacional de aproximadamente 50%, ao passar de pouco menos de 162 mil para 243 mil habitantes. A informação foi passada na terça-feira (23/11) pelo coordenador do Censo de Camaçari, Alan Rangel, em reunião com o secretário de Governo, Francisco Franco, sobre o recenseamento realizado no Município.

A pesquisa terá o resultado oficial divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) até o final do mês. Mas o coordenador do Censo adiantou que Camaçari superou a estimativa do Instituto que era de 234 mil habitantes.

“Na última década, Camaçari também se destacou em termos de crescimento populacional em comparação aos outros seis municípios da Bahia com mais de 170 mil habitantes”, observou o coordenador do Censo ao informar que Ilhéus e Juazeiro apresentaram decréscimo populacional, Itabuna e Salvador cresceram entre 1% e 3%, e os municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista apresentaram crescimento entre 10% e 12%.

No Município, o IBGE trabalhou com cerca de 400 pessoas no recenseamento 2010. A coleta de dados, iniciada em agosto, foi encerrada na segunda-feira (22/11) e recenseou 96% da população de Camaçari. De acordo com o coordenador, 227 mil pessoas foram recenseadas, porém a equipe de recenseadores encontrou mais de cinco mil imóveis fechados. “Confirmamos com a vizinhança que existem moradores nestas residências, e essa população não será perdida”, esclarece Alan Rangel. Segundo ele, nos casos dos imóveis fechados, o IBGE calcula a população seguindo critérios técnicos.

O recenseamento identificou ainda a existência de 15 mil domicílios de uso ocasional em Camaçari e outros 16 mil domicílios vagos, ou seja, imóveis construídos ou em fase final de construção e sem moradores, detalhes que reafirmam o crescimento do setor imobiliário no Município.

Os altos índices apresentados pelo Município de imóveis fechados ou de uso ocasional, representam um fenômeno que não se vê na maioria das cidades brasileiras. Os municípios apresentam uma média de três mil imóveis de veraneio e 10 mil residências fechadas, por isso, desde o início do mês, o grupo de recenseadores de Camaçari se dedicou a verificar tais informações e confirmaram a autenticidade dos dados.

Fonte: Josi Anjos / Ascom-PMC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*