Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
23 de dezembro de 2010 18:41

Saiba como fazer a combinação do vinho com a carne à ser servida

Veja como não errar na escolha do vinho

Por Fabiane Santos
 
Fonte: Google  

Em cada família uma receita diferente seja o tradicional bacalhau, tender ou peru, um deles sempre estão compondo a ceia de Natal. E para as festas de final de ano, um outro acompanhamento que não pode faltar a mesa é o vinho. Seja ele tinto suave, branco seco, sempre tem um para compor à mesa. Mas, qual será a combinação correta para que o convidado goste e fique satisfeito? Vamos a dica então.

Quando falamos de bacalhau, falamos de peixe e esse prato sempre tem uma boa harmonia tanto com os vinhos brancos secos quanto com os tinto leves. Evite usar vinhos muito tânicos, com acidez demais ou muito teor alcoólico, pois estes podem mascarar o sabor do peixe. Lembre-se do preparo, se for fazer bacalhau como salada, sirva com vinho branco seco. Contudo, se for fazer o peixe com azeite, tomate, pimentão e outras iguarias, pede mais os tintos.

Mas, para acompanhar o Tender, a melhor indicação são os vinhos tintos mais leves, com tâninos elegantes e frutados, pois geralmente a suculenta carne defumada de presunto é preparada com molhos adocicados, picantes e cítricos, por isso o tender pede um vinho com a mesma estrutura, mas que traga um frescor, ao paladar.

E o famoso peru, esse permite uma grande variedade de vinhos, seja espumantes e brancos estruturados a tintos macios e frutados. E a melhor pedida para a carne de ave são os vinhos tâninos suaves e o fundo de boca adocicado, pois valorizam bastente. Em uma regra geral os vinhos tinto leve irão acompanhar muito bem o prato. Mas, lembre-se nessa ceia, o que deve predominar é o amor, a harmonia e alegria de poder celebrar o dia de Natal, aproveite.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*