Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
03 de dezembro de 2010 10:02

Secretaria de Desenvolvimento Econômico faz balanço de 2010

Mais de 30 empresas ir

Por Fabiane Santos

Neste final de ano a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, fez um balanço das ações em 2010. De acordo com o secretário, Dr. Hélio Cortez, algumas ações foram marcantes para a geração de emprego e renda em Camaçari. Pontuando, ele destaca a realização da Semana Global do Empreendedorismo, a Extensão do Póloplast, com a criação do POLOMICS (Pólo Misto Industrial, Comercial e de Serviços), Municipalização do PAT – SINE Camaçari, Renovação dos convênios do Sistema ‘S’ (SEBRAE, SENAC e SENAI), Implantação do Programa do Empreendedor Individual, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Feira Popular, Desenvolvimento da Agricultura e Pesca.

Dr. Hélio explica que a missão principal da secretária é planejar, coordenar e executar a política municipal de desenvolvimento econômico, visando à inovação, especialmente para fomentar micro e pequenas empresas, gerar emprego, aumentar a renda e auxiliar no desenvolvimento da agricultura e pesca local.

Durante o ano de 2010, Dr. Hélio comenta que mais de 30 empresas fizeram a negociação para se instalar em Camaçari. “Estão vindo hotéis, supermercados, fábricas de vidro, isopor, termelétricas, entre outras. É muito investimento vindo para Camaçari e mais 20 empresas também têm a intenção de vir para o Município. A previsão é de que em 2011, 30 empresas estejam totalmente instaladas aqui”, disse.

Segundo Dr. Hélio, duas montadoras de veículos estarão vindo para Camaçari. E muitas outras estão interessadas no Município, por acreditar que aqui seja um grande Pólo de investimentos. Com uma área de 100 mil m², o POLOMICS será um local para novos empreendedores. E a empresa Nichibrás – Peças Técnicas em Espuma, já está com o contrato fechado para se instalar, e com um diferencial que de 100 funcionários, 60% será de mão de obra feminina.  

Já para o desenvolvimento da agricultura familiar, Dr. Hélio informa que mais de 3 mil produtores receberam assistência técnica rural,  mais de 3 mil toneladas de sementes foram distribuídas para aumentar a produção. No setor da pesca foram feitas a escovação de 96 tanques e distribuição de 317 mil novos peixes para os piscicultores de toda a zona rural de Camaçari. Contabilizando um investimento de R$ 3 milhões para os agricultores.

Com tantos investimentos no Município, muitos empregos foram gerados. O último dado do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), informa que no período de janeiro/2010 à outubro/2010 foram admitidos no Município, mais de 32 mil pessoas.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*