Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
26 de outubro de 2010 09:55

Semana Global abre espaço para artistas do Município

A Semana Global acontece entre os dias 18 e 21 de novembro na Casa do Trabalho.

Por Editor

A arte e cultura estarão presentes na terceira edição da Semana Global do Empreendedorismo, em Camaçari. Considerado o maior evento multisetorial da Bahia, a Semana Global acontece entre os dias 18 e 21 de novembro, no complexo da Casa do Trabalho e terá um espaço especial reservado para manifestações artísticas, sobretudo de artistas do Município, como a exposição “Marias”.

Criada pelo artista plástico Deo Senna, a exposição é composta por 20 bonecas feitas de cabaça e lata, com o intuito homenagear mulheres (por isso, as Marias), que tiveram influência na vida do artista.

Deo ainda prestará uma homenagem à empresária Vera Fróes, morta em um acidente de carro no ano passado, com uma boneca batizada com seu nome.

Rodeada de representações simbólicas e metafóricas, Deo explica sobre como idealizou a obra. “O material utilizado remete ao aproveitamento de recursos disponíveis no cotidiano. A cabaça se refere a um elemento genuíno do nordeste, e por possuir sementes no interior, remete a mulher enquanto um ser reprodutor”, revela. “Já a lata, retrata a possibilidade que as pessoas têm de se renovar”, conclui.

Outras características presentes nas peças do artista se referem à religiosidade e a cultura baiana. Além disso, também são expostas imagens das homenageadas, acompanhadas por textos do poeta camaçariense, conhecido como Emerson.

De acordo Djalma Machado, secretário da Habitação do Município e integrante do comitê organizador da Semana Global, este é um excelente momento para valorizar a arte e a cultura local, “já que o evento deve atrair milhares de pessoas, inclusive de outros estados e países”.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (Acec), “a arte é uma vertente do empreendedorismo e pensando nisso, foi criado o espaço para performances e apresentações de artistas da terra”.

Fonte: Ascom/PMC

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*