Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
24 de outubro de 2010 17:47

Devo comprar uma TV DE LED, LCD ou PLASMA?

No final de ano surgirão várias promoções de TVs, mas qual comprar?

Por Editor

Quem está louco para comprar uma TV nova pode estar perdido e não saber por onde começar. No entanto, o primeiro passo é escolher entre as três principais tecnologias existentes do mercado. LCD, plasma ou LED? Saiba a diferença entre cada uma delas e faça uma boa compra.

Como existem muitas explicações técnicas sobre esses produtos ficamos ainda mais confusos, e é por isso que vou tentar explicar como funcionam e quais benefícios da forma mais compreensível para quem é apenas um futuro consumidor e não um especialista no assunto.

PLASMA:

Nas tvs de plasma a tela opera com células cheias de gás nobre, assim como o neônio ou xenônio, que sofre uma descarga elétrica e se transforma em plasma. Parece mágica, né? Mas, é mais ou menos assim que essa mágica funciona: Esse processo todo libera fóton (luz) e se colidem com uma camada de fósforo na frente dessas células que as fazem brilhar. Cada ponto de imagem é composto por 3 células e cada uma delas coberta com fósforo de cor diferente (verde, vermelho e azul).

A combinação dessas 3 cores diferentes em intensidades variadas gera os tons necessários para produzir a imagem. E pelo simples fato de cada célula produzir sua própria luz, não existe a necessidade de nenhuma luz pra iluminar nossa tela.

Vantagens:

– Emissão de luz pelas células da tela, proporcionando melhor brilho, contraste e resolução
– Cenas escuras, com corte de luz
– Melhor ângulo de visão
– Melhor uniformidade da luz em todas as partes da tela

 

LCD:

A TV de LCD funciona com a base sendo de um material de cristal líquido, que transmite uma imagem mais translúcida ou opaca dependendo da corrente elétrica aplicada sobre ele. Cada ponto na tela é formado por três células lacradas cheias desse material e cada célula corresponde a uma cor primária de luz (verde, vermelha e azul). Uma lâmpada que gera luz branca é instalada atrás da tela e ilumina as células tornando a imagem visível. As cores são formadas dessa forma e assim combinam múltiplas intensidades de cada uma das cores primárias.

Vantagens:

– Baixo consumo de energia
– Melhor eficiência comparando-se com os antigos televisores de tubos (CRT)
– Menor desgaste da tela (Display)
– Custo de manutenção menor do que os de plasma e CRT
– Melhor geometria, Tela fina e leve

 

LED:

A processo de transmissão das TVs de LED funciona praticamente como a de uma TV de LCD só que a tecnologia é um pouco diferente, ou seja, ao invés daquela luz branca no backlight, nas TVs de LED você tem um conjunto de LEDs com as cores primárias (vermelho, azul e verde) e faz com que o trabalho de filtragem de luz do cristal líquido seja muito melhor realizado, conseguindo cores mais puras e com uma gama muito maior. Essa tecnologia também faz com que a luz seja exatamente igual durante todo seu tempo de uso e não ocorra perda de brilho ou alteração de cor, independentemente de ter uma luz acesa ou não. O painel também possibilita uma melhor regulagem na intensidade da luz.

Vantagens:

– Permanece com Baixo consumo de energia
– Maior uniformidade da luz traseira
– Melhor resolução em vídeo componente e HDMI
– Profundidade ainda mais reduzida – os Leds ocupam menor espaço do que as lâmpadas (back light)

Escolha a melhor tecnologia para sua necessidade e faça uma boa compra.

 

Artigo de Edmilson Araújo

Para ler mais acesse: www.camacaridiario.com/colunas

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*