Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
03 de outubro de 2010 08:05

Lixo: Milhares de santinhos e panfletos jogados pela cidade

Numa arcaica forma de buscar votos, partidos sujam a cidade com santinhos.

Por Editor
 
Santinhos e panfletos jogados no chão em frente a escola do Natal. Foto: André Damasceno.  

Nas primeiras horas do domingo (03/10) quem saiu às ruas de Camaçari deparou-se com uma cidade imunda. Não por falta de trabalho do pessoal da Limpec, mas por falta de civilidade de muitos partidos ou de militantes políticos que encheram as ruas do município com santinhos e colinhas eleitorais. E não dá para achar um culpado – pois havia santinhos de todos os candidatos – senão a falta de civilidade eleitoral.

A estratégia é simples. Os santinhos e demais informativos eleitorais são jogados no chão, principalmente na frente das escolas, no intuito de ganhar aquele voto indeciso ou que ainda não foi definido. O voto daquelas pessoas que, por desacreditarem na política, saem de casa dizendo que votarão no primeiro candidato que pegarem um santinho no chão.

Para Fátima de Lima, isso é uma falta de respeito com o cidadão e com a cidade. “Isso é horrível. Nossa cidade fica imunda. Sem contar que é uma falta de respeito conosco, pois como moro perto de uma escola eleitoral, quando sai na porta de minha casa, a calçada e a rua estavam tomadas de santinhos, pareciam folhas das arvores no chão”, disse.

A prática de espalhar propositadamente santinhos e outros informes eleitorais na frente ou próximos a colégios eleitorais também é condenado como crime de boca de urna.

 
Garotinho brinca com os santinhos jogados no chão. Foto: André Damasceno.  

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*