Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
10 de dezembro de 2010 11:49

Lula e Wagner assinam ordem de serviço para obras da Ferrovia Oeste-Leste

A Ferrovia Oeste-Leste vai ligar o litoral Sul da Bahia ao Oeste do Estado

Por Editor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner assinam nesta sexta-feira (10) em Ilhéus, a ordem de serviço para o início das obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), no primeiro trecho, entre Ilhéus e Caitité. A solenidade acontece no Centro de Convenções de Ilhéus. A Ferrovia Oeste-Leste vai ligar o litoral Sul da Bahia ao Oeste do Estado, trazendo o minério e a produção agropecuária de uma área que se estende de Caitité a Barreiras, para serem embarcados via Ilhéus; além de interligar o Estado e às regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil

A ferrovia também estabelece um canal de ligação com a Ferrovia Norte-Sul, a Estrada de Ferro Carajás e o Oceano Pacífico (via Peru). Os investimentos para a construção da ferrovia, incluídos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), chegam a R$ 6 bilhões até 2012. O governador Jaques Wagner considera que “a construção da ferrovia é um momento de glória e a concretização de um projeto que estava nas gavetas havia mais de cinqüenta anos. Trata-se de uma obra importante, porque vai trazer muito desenvolvimento para o oeste e por todo o percurso até Ilhéus”.

Durante entrevista coletiva concedida na tarde da quinta-feira (09) no Hotel Jardim Atlântico em Ilhéus, o presidente da Valec, José Francisco das Neves destacou o compromisso do Governo Federal em implantar um novo modelo de descentralização de logística para o Brasil com a Ferrovia Norte-Sul. O encontro contou ainda com a presença do coordenador executivo da Casa Civil do Governo do Estado, Eraci Lafuente.

Para Neves “Ilhéus representa um novo caminho para o soerguimento econômico da região”. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste ligará Ilhéus a Caitité e  está dividida em quatro lotes, que totalizam 537 km. Ainda segundo o presidente da Valec a previsão é que sejam gerados mais de 17 mil empregos diretos e 50 mil indiretos até o fim das obras, que devem ser concluídas no fim de 2012. No próximo dia 22, o presidente Lula inaugura na cidade de Ouro Verde (GO) um trecho da ferrovia que vai se estender até Estrela do Oeste (SP), num total de 679 km.

Geração de empregos

A utilização de mão-de-obra local, investimentos na área de pesca e em estudos que diminuam o impacto da obra sobre o meio-ambiente, a exemplo do Plano de Manejo da Lagoa Encantada, foram alguns dos pontos levantados por Eraci Lafuente. “Todos os recursos que serão investidos na obra serão reproduzidos em serviços para a população local”, ressaltou.

A expectativa, segundo Lafuente, é que sejam utilizados menos de 800 hectares dos 1700 hectares desapropriados para o Porto Sul, complexo intermodal que será construído na rodovia Ilhéus/Itacaré, próximo a localidade de Ponta da Tulha e que vai abrigar ainda Zona de Processamento de Exportação (ZPE), porto off shore, aeroporto internacional, entre outros equipamentos.

“Esse novo conceito de logística sustentável está permitindo que o Complexo e a Ferrovia sejam pensadas levando em consideração todos os fatores que garantam uma efetiva melhoria na qualidade de vida da população. Por isso, para 2011 o Governo Federal deve voltar a contemplar Ilhéus com mais unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, assim como vem garantindo que outras ações em cidade do entorno da obra”, destacou Eraci Lafuente.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*