Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
09 de outubro de 2017 14:24

Pesquisa: 78% dos brasileiros acham que corrução aumentou no país

Levantamento foi divulgado pela ONG Transparência Internacional nesta segunda

Por Redação

Pesquisa realizada pela ONG Transparência Internacional e divulgada nesta segunda-feira (9) revela que, para 78% dos brasileiros, o nível de corrupção aumentou no Brasil. A pesquisa realizada entre maio e junho de 2016 se referia aos 12 meses anteriores. No período, a então presidente da República Dilma Rousseff enfrentava processo de impeachment.

O questionamento era se “Na sua opinião, no decorrer do ano anterior, o nível de corrupção no país aumentou, diminuiu ou ficou no mesmo?”. Para 64% dos entrevistados, a corrupção “cresceu muito”. Na visão de 14%, “aumentou consideravelmente”. Outras 14% das pessoas declararam que o nível “ficou no mesmo”.

Entrevistados que responderam que a corrupção “reduziu consideravelmente” no período somaram 4%. Outros 2% disseram que “reduziu muito” e mais 2% disseram “não saber”.

Outro questão foi sobre a percepção do brasileiro a respeito de como os governos combatem a corrupção. Ao todo, 19% responderam “muito mal”, 37% disseram que “bastante mal” e 31%, “razoavelmente bem”. Outros 4% disseram que “muito bem” e 9% não souberam responder.

O levantamento entrevistou 1.204 pessoas entre os dias 21 de maio e 10 de junho de 2016.

O Brasil é o quarto colocado entre os que creem na elevação da corrupção, ficando atrás da Venezuela (87%), Chile (80%) e Peru (79%). A quinta colocação ficou com a República Dominicana, com 71%.

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.