Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
12 de maio de 2017 11:35

PF investiga fraudes em empréstimos do BNDES

Entre os alvos estão Luciano Coutinho e os irmãos Joesley e Wesley Batista

Por Redação

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (12) uma operação para investigar fraudes e irregularidades em aportes concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à J&F Investimentos, proprietária do frigorífico JBS.

A Operação Bullish busca cumprir 37 mandados de condução coercitiva, sendo 30 no Rio de Janeiro e sete em São Paulo, além de 20 mandados de busca e apreensão, sendo 14 no Rio e seis em São Paulo. A Justiça também decretou a indisponibilidade de bens de pessoas físicas e jurídicas suspeitas de participar direta ou indiretamente da composição acionária do grupo.

Entre os alvos estão Luciano Coutinho, que presidiu o banco entre 2007 e 2016, e os irmãos Joesley e Wesley Batista, que ficam à frente das empresas do grupo. Estimativa é que as fraudes tenham gerado prejuízo de aproximadamente R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.

Segundo as investigações, os empréstimos foram realizados por meio da subsidiária BNDESPar, a partir de junho de 2007. Os aportes tinham como objetivo a aquisição de empresas frigoríficas no valor total de R$8,1 bilhões. Desta forma, a suspeita é que o BNDES tenha favorecido a J&F.

Os comentários para este conteúdo estão encerrados.