Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
30 de setembro de 2010 09:15

Presidente Lula participa da entrega de novos viadutos da Via Expressa

O presidente passou a última quarta-feira na capital baiana.

Por Editor

A ligação direta e exclusiva da BR-324 ao Porto de Salvador está cada vez mais próxima de ser concluída. Mais três viadutos que fazem parte do complexo viário Via Expressa Baía de Todos-os-Santos foram entregues nesta quarta-feira (29) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros representantes do governo federal e também do governo estadual.

As obras estão sendo executadas em sete frentes de trabalho e tiveram os dois primeiros viadutos do complexo entregues no início do mês de agosto. As três vias liberadas nesta quarta-feira fazem parte das frentes 1 e 2 e correspondem a 54% de todo o projeto da Via Expressa.

Atualmente, mais de 40 mil veículos, entre carros de passeio, ônibus, caminhões e motocicletas, trafegam diariamente pela via. Com a conclusão da obra, a expectativa é que mais de 60 mil veículos passem a transitar pela região, circulando pelas dez faixas da via, sendo seis urbanas e quatro dedicadas, exclusivamente, ao transporte de cargas.

“Essa obra tem muita importância pra nós motoristas de ônibus e para os usuários. Todos sofriam com o engarrafamento que demorava mais de uma hora”. Afirmou o motorista de ônibus, Carlos Araújo, que foi convidado ao palanque montado no início de um dos viadutos para falar em nome dos rodoviários.

Ritmo intensificado – Sobre o ritmo de trabalho que foi intensificado nas duas primeiras frentes, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, assegurou  que “começamos os trabalhos pela parte mais sensível que atende os milhares de cidadãos que passam por aqui diariamente”.

Após a cerimônia de entrega dos viadutos, realizada na Rótula do Abacaxi, os acessos, aos poucos, começaram a ser liberados. Desde então, os veículos puderam trafegar normalmente pelos novos viadutos que ligam a Avenida Heitor Dias ao Cabula; o Cabula à Rótula do Abacaxi e a Rótula do Abacaxi à Heitor Dias. Sinalizações verticais e horizontais, além de novos semáforos, foram instalados para auxiliar a organização do trânsito na área.

Há 38 anos trabalhando nas ruas de Salvador, o taxista Carlos Alberto Oliveira Silva, acredita que as corridas na região da Rótula, nos horários de pico ficarão mais rápidas. “Graças a Deus esta obra está sendo concluída e já melhorou 80%”, avalia.

Com as intervenções, além do desafogamento do trânsito, o escoamento de água das chuvas também será otimizado. O Rio das Tripas (pequeno córrego que corre por parte da Avenida Barros Reis) também tem passado por serviços de melhoramento.
Proprietário de uma revenda de carros localizada nas proximidades dos viadutos, Ruy Maia lembrou que desde que início dos trabalhos já se pode observar melhorias. “Uma vez choveu tanto que entrou água até nos carros. Essa canalização vai evitar que a água entre na nossa loja”.

O empresário também está otimista com o provável aumento nas vendas. “As pessoas não estavam mais vindo pra cá. Evitavam a (avenida) Barros Reis. Quando tudo estiver pronto teremos uma valorização do imóvel. Que nossas vendas aqueçam”.

Obra para o futuro – Orçada em R$ 381 milhões de reais, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos é um dos mais importantes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Bahia. Quando todas as obras estiverem concluídas serão 14 viadutos, quatro passarelas, três túneis e ciclovia.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Cícero Monteiro, afirmou que “esta é uma obra emblemática para a Salvador do futuro. Queremos triplicar o volume de cargas no Porto de Salvador. Mais do que uma obra de engenharia, temos feito um trabalho que busca soluções para a área de comércio e serviços”.

O presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antônio Pagot, lembrou que a obra não vai atender apenas o escoamento da produção baiana. “São obras importantes para a malha viária que passa por essa região e para a Copa de 2014”.

O carpinteiro Arielson Queiroz de Oliveira, 54 anos, trabalha há 7 meses na obra. Ele e mais um grupo de colegas deram uma pausa nas atividades para acompanhar o evento que foi transmitido, simultaneamente, em um telão. “Para mim é um orgulho trabalhar aqui. Como baiano e brasileiro me sinto alegre e realizado. É uma obra muito bonita. Acompanho isso aqui desde a terraplanagem. É uma obra pra mais de 1000 anos”, brinca.

“Temos dado prioridade para a mão de obra local. São 2.500 empregos diretos e 10.000 indiretos”, disse o titular da Sedur, Cícero Monteiro.
Porto de Ilhéus – Durante o discurso de encerramento do ato, o presidente Lula, que antes de subir ao palanque sobrevoou a Rótula do Abacaxi, também elogiou os moradores que, segundo ele, foram tolerantes com os trabalhos.

“O povo baiano é o mais extraordinário do país. Essa obra só foi possível ser feita graças ao povo que mora aqui. Embora reclamasse, percebeu que a obra está andando”.
Na oportunidade, o presidente anunciou uma nova visita à Bahia, que deverá acontecer em no máximo 30 dias. “Até o final de outubro estarei aqui outra vez. Temos que ver a licença do Porto de Ilhéus. Temos que resolver a licença ambiental. Só vamos começar a ferrovia quando tivermos a licença dela e do porto”.

Fonte: AGECOM

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*