Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
03 de outubro de 2010 22:30

Wagner vence no primeiro turno com 63,83% dos votos

Confirmando as pesquisas eleitorais Jaques Wagner vence fácil a oposição.

Por Editor

Quem pensava que nas eleições de 2010 haveria a mesma virada que houve em 2006, quando Paulo Souto (DEM) que liderava as pesquisas com mais de 70% dos votos e no dia das eleições foi vencido por Jaques Wagner (PT) de forma esmagadora no primeiro turno, estava enganado. Confirmando o favoritismo desde o início das pesquisas eleitorais, Wagner se reelegeu para o Palácio de Ondina com 63,83% dos votos válidos (mais de quatro milhões de votos).

Numa eleição coordenada pelo prefeito Luiz Caetano, que costurou a estratégia eleitoral principalmente na amarração da coligação do governador, conseguindo o apoio de centenas de prefeitos e vereadores de partidos que faziam oposição a ele, Wagner fortaleceu-se de tal forma que não correu o menor risco durante o período eleitoral.

Some-se a isso o sucesso do presidente Lula na Bahia, imagem que foi utilizada a todo o tempo na campanha de Wagner. Em muitos debates o governador dividia seu discurso entre suas ações e as ações do presidente Lula, deixando bem claro que seguiria uma estratégia semelhante à de 2006 quando foi eleito com a imagem do presidente.

Com o resultado das eleições uma coisa ficou clara, que foi o esfarelamento da oposição na Bahia, que por desorganização e desunião, não conseguiram nem 33% dos votos baianos, com Paulo Souto conseguindo apenas 16,08% e Geddel (PMDB) com 15,55%. Resta agora mais dois anos para aprender com erros e buscar se fortalecer com olhos para a disputa nos municípios baianos em 2012. Do contrário continuarão assistindo o crescimento do PT na Bahia e no Brasil.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*