Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
24 de setembro de 2010 16:42

Dow Brasil promove ação do Dia Mundial de Limpeza na praia de Arembepe

Cerca de 200 funcionários e convidados atuarão como voluntários para recolher resíduos.

Por Editor

Aproximadamente 200 funcionários e convidados da Dow Brasil atuarão como voluntários, amanhã (25 de setembro), das 8h ao meio-dia, para recolher resíduos e limpar a Praia de Arembepe, no litoral de Camaçari. A ação celebra o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, promovida em diversos países desde 1986 e apoiada globalmente pela Dow há mais de 20 anos. Boné, camiseta, luva de limpeza doméstica, filtro solar, água e sacolas plásticas são itens indispensáveis durante a caminhada. As inscrições podem ser feitas na hora e o evento é totalmente aberto ao público. O diretor de operações industriais da Dow na Bahia, Philippe Pfister, participa da ação.

Na Bahia, a empresa é uma das parceiras da ONG Joguelimpo, que realiza a atividade Jogue Limpo com Nossas Praias desde 1997. Além de promover a tradicional caminhada para limpeza das praias, os voluntários farão doações de alimentos não perecíveis, para instituições de Camaçari, e de livros, para projetos de incentivo à leitura. A programação inclui ações de educação ambiental para o público. De 1997 até o ano passado, um público total de mais de 9 mil pessoas participou das caminhadas, recolhendo 44,7 toneladas de resíduos, em 147 quilômetros de praias no litoral baiano. Em 2010, a atividade acontece nas 23 bases do Projeto Tamar em todo o Brasil.

Ainda no próximo sábado, mais de 120 funcionários e convidados da Dow Brasil atuarão como voluntários, na Praia da Enseada, no Guarujá/SP, para recolher resíduos e catalogar informações que serão destinadas à ONG norte-americana Ocean Conservancy, responsável pelo banco mundial de dados da ação. A partir das 9 da manhã, ações de limpeza vão ocorrer nas praias da cidade, costões e áreas de mangue. Os voluntários trabalharão em duplas para recolher e catalogar diversas categorias de resíduos encontrados nos balneários

Conscientização ambiental

Bitucas de cigarro e canudinhos são os resíduos mais recolhidos nas ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Mas sacolas plásticas e embalagens de alimentos compõem uma parcela expressiva dos detritos encontrados nas praias e rios. A Dow, líder mundial na produção de polietileno, considerado o plástico mais utilizado em todo o planeta, considera extremamente importante a conscientização dos consumidores em relação ao uso e destinação correta dos plásticos e tem promovido diversas ações neste sentido.

“O plástico é altamente vantajoso para inúmeras aplicações, especialmente em embalagens flexíveis de alimentos. Mas não devemos nos esquecer que ele é reciclável mecanicamente e tem altíssimo potencial de reciclagem energética. Um quilo de plástico tem o mesmo potencial energético de um quilo de óleo diesel. Por isso, o plástico precisa ser destinado corretamente, prolongando sua vida útil, trazendo ainda mais benefícios à sociedade e não prejuízos, como acontece quando é descartado em rios e praias”, explica Amin Salloum, líder de Sustentabilidade da Dow na América Latina.

Ele ainda reafirma a importância de esclarecer a população sobre como fazer o descarte correto de materiais plásticos. “Além da limpeza das praias e do registro da evolução nos índices de poluição ao longo dos anos, o evento tem como objetivo fundamental educar as pessoas sobre o papel que elas exercem na conservação ambiental. Comportamento inadequado é um grande causador da poluição dos mares. As pessoas precisam entender que o lixo que elas jogam nas ruas ou deixam de destinar corretamente em suas casas acaba nos oceanos, sujando as praias, matando animais e comprometendo todo o ecossistema”, explica.

Um dia em prol da natureza

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias teve início em 1986, pela iniciativa de uma mulher que se comoveu com a quantidade de lixo encontrada em uma praia no Estado do Texas, nos Estados Unidos. Naquela primeira edição, 2.800 voluntários recolheram 124 toneladas de lixo em apenas duas horas de trabalho. Hoje, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é considerado o maior evento de voluntariado no mundo. Acontece em mais de 100 países, sendo que no Brasil é realizado desde 1993.

A organização global do evento é promovida pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, que recebe os dados de catalogação de todas as ações de limpeza promovidas pelo mundo. As informações reunidas no Dia formam a base para programas de conscientização ambiental e são utilizadas por diversas entidades na revisão e elaboração de políticas públicas.

*Fonte texto: Ascom/Dow Brasil

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*