Camaçari Diário - Conteúdo interativo de notícias, vídeos, esportes, lazer, blogs e jornalismo
17 de dezembro de 2010 08:04

Bahia aposta na internet para atrair turistas

Bahia coloca à disposição do público nacional e internacional o seu novo portal na internet

Por Editor

Com um fluxo turístico anual de 9 milhões de pessoas, a Bahia coloca à disposição do público nacional e internacional, o seu novo portal na internet (www.bahia.com.br). Baseadas em dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que coloca a web como o principal meio de divulgação do Estado, a Secretaria de Turismo (Setur) e a Bahiatursa também querem atrair os turistas por meio do trabalho promocional feito blogs e redes sociais.

Durante o lançamento, na quarta-feira (15), no Centro de Convenções da Bahia, o secretário Antonio Carlos Tramm lembrou que a internet hoje não é apenas mais um complemento de mídia, mas uma grande ferramenta para promoção de um destino. “As pessoas atualmente passam um bom tempo na rede e fazer uma divulgação bem feita na web é fundamental”.

O evento contou com uma palestra do jornalista e blogueiro, Luís Nassif, que classificou o portal de turismo da Bahia como uma ferramenta funcional e muito rica em detalhes. Ele disse ainda que o grande desafio agora é agregar um número grande de pessoas nas comunidades virtuais para discutir os rumos do turismo, uma vez que a interatividade é fundamental para o sucesso da ferramenta.

O portal – Produzido integralmente pelas equipes técnicas da Setur e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), o portal conta com alguns diferenciais em relação ao antigo modelo como a versão móvel para Iphone,  blackberry e celular, criação de comunidades específicas para todas as regiões turísticas e para cada um dos segmentos turísticos, além de uma rádio web, a Rádio Bahia Turismo, que circulará com programação diferente em podcast, três dias na semana.

Outra novidade é a ‘Previsão do tempo’ em todos os 156 municípios e localidades turísticas do estado. Na aba ‘Planeje sua viagem’, o internauta poderá fazer um plano personalizado de viagem à Bahia escolhendo os roteiros turísticos, meios de hospedagem, restaurantes e espaços que deseja visitar no estado. Depois de realizadas as escolhas, o plano pode ser impresso ou salvo em equipamento eletrônico como uma espécie de guia personalizado e pronto.

Diversidade de atrações – Com um apelo visual mais definido, o www.bahia.com.br estará disponível nos idiomas português, inglês e espanhol. O conteúdo da ferramenta reflete a diversidade de atrações turísticas da Bahia. Dentro do portal circularão nada menos que 28 minissites, sendo 13 destinados às zonas turísticas e 15 aos segmentos – Turismo Étnico-Afro, Turismo Náutico, Esporte e Aventura, Enoturismo, Sol & Mar, Turismo Arqueológico, Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Religioso, Turismo GLS, Turismo de Golfe, Turismo de Pesca, Turismo de Negócios, Turismo Rural e Turismo Étnico-Indígena. Cada site conta com URL própria, permitindo a otimização do conteúdo nos sites de busca, como Google e Yahoo.

As informações turísticas são abrangentes. Cada zona turística é contemplada com serviços que vão desde como chegar, onde ficar e onde comer até programação cultural, principais atrações naturais, manifestações culturais, artesanato, gastronomia, roteiros, mapas, fotografias e arquivos de vídeo e áudio das suas cidades e localidades turísticas.

Além dos minissites, o portal oferecerá links para os sites institucionais da Setur e da Bahiatursa, que veiculam informações governamentais, estatísticas, de transparência administrativa e dirigidas a investidores, e para os cinco hotsites (sites temporários) dos produtos turísticos mais importantes: São João da Bahia, Carnaval, Espicha Verão, GP Bahia de Stock Car e Operação Verão.

Embora mais reduzida, a versão móvel atende à demanda por informações rápidas, mas contempla as sessões de cidades, segmentos, acontece (programação cultural), notícias e previsão do tempo de todos os municípios turísticos do estado.

Interatividade – Para estimular o relacionamento do público com os destinos e segmentos turísticos, cada minissite e hotsite possue espaço específico para comentários, por meio do recurso Google friend connect. Desta forma, o internauta poderá interagir, emitindo opinião, críticas e avaliações sobre os destinos, os eventos e os serviços turísticos oferecidos pelo Estado. A ferramenta também está toda conectada com as principais redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook, Flickr (gratuito) e YouTube.

Comentários

*Todos os comentários são moderados. Isso quer dizer que nós lemos todas opiniões e damos preferência para aquelas que agregam mais informação, que tenham personalidade e que não ataquem o autor ou outros leitores do site. O seu email não será publicado ou comercializado.*